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    Em visita ao Brasil, editor da série “Illustration Now!” fala sobre design
    Em visita ao Brasil, editor da série “Illustration Now!” fala sobre design
    POR Redação

    Capa do livro “Illustration Now! 4” ©Juliana Knobel/FFW

    O trabalho de ilustração existe desde que o homem passou a ter necessidade de se expressar, comunicar ao mundo ao seu redor suas opiniões e sentimentos. Da metade dos anos 1990 até o começo dos 2000, no entanto, esse tipo de arte vinha sendo deixada de lado em consequência do rápido desenvolvimento da tecnologia digital e da criação de imagens feitas a partir dos recursos gerados por ela. Em contrapartida a esse “movimento”, Julius Wiedemann, editor especializado no segmento de designer gráfico da Taschen, editora alemã que publica livros há mais de 30 anos, tomou para si a missão de descobrir e divulgar ilustradores das mais diferentes partes do globo na série “Illustration Now!”, que se tornou um hit entre os profissionais da área.

    No Brasil para o lançamento do volume quatro da série – “Illustration Now! 4” –, que aconteceu sexta-feira (06.01) na FNAC, Julius Wiedemann bateu um papo com a ilustradora paulistana Catarina Gushiken e André Diniz, dono da galeria Urban Arts, que promove o trabalho de novos artistas nacionais. Sobre a compilação e seu propósito, Wiedemann mencionou que o livro foi desenvolvido para valorizar a ilustração contemporânea e criar um diálogo entre profissionais de diversos países. Segundo o editor, todas as edições da série têm sido feitas a cada 18 meses e exibem o trabalho de 150 ilustradores, entre os quais estão sempre alguns brasileiros.

    André Diniz, Julius Wiedemann e Catarina Gushiken ©Juliana Knobel/FFW

    Após falar um pouco sobre o seu próprio processo de criação, Julius Wiedemann passou a palavra para Catarina Gushiken contar um pouco de sua experiência como ilustradora: “Eu sempre gostei de desenhar, desde criança. Pintava até as paredes de casa”, divertiu-se ela, emendando que, com o apoio do pai, investiu em sua paixão e começou a estudar ilustração a sério. Sem nenhuma experiência anterior, Catarina estagiou na editora Abril e depois na parte de estamparia e estilo da Cavaleira, onde permaneceu trabalhando por oito anos ao lado da estilista Thais Losso. Sobre o mercado da moda e suas exaustivas exigências, ela comentou que decidiu mudar os rumos de sua carreira e tornar-se ilustradora em tempo integral quando percebeu que não tinha mais prazer com o que fazia (“O desenho ficou sufocado. Precisava sair!”).

    Além dos questionamentos sobre o panorama atual da ilustração e o mercado de talentos nacional, Julius, Catarina e André falaram sobre o retorno financeiro desse tipo de arte e da conexão direta que a imagem possui com o seu “espectador”. O FFW conversou o editor, que apesar do nome é brasileiro, e descobriu que seu interesse por ilustração surgiu no período que morou em Tóquio trabalhando com design e direção de arte. “Eu era muito ruim”, ele brincou sobre sua aptidão como designer. A ideia da série “IIlustration Now!” veio após Julius observar a revolução pela qual passou a ilustração após os anos 1990, época em que predominou a imagem vetorizada e ocorreu a “explosão dos quadrinhos”, e o retorno do traço humano.

    Ilustração de Catarina Gushiken ©Juliana Knobel/FFW

    Para Julius, os profissionais brasileiros não estão devendo nada ao mercado de ilustração internacional. Com a praticidade da internet, o ilustrador brasileiro adquiriu a possibilidade de mostrar sua obra e até desenvolver projetos para fora: “Hoje existe um grande número de ilustradores brasileiros que desenham quase que exclusivamente para publicações internacionais e enviam seus trabalhos digitalizados”, diz o editor.

    O livro “Illustration Now! 4” pode ser encontrado na Livraria Cultura, na Saraiva e no Amazon.

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