10.03.2017 / Moda / por

Novo mini-documentário mostra imagens raras de Azzedine Alaïa

©Reprodução
©Reprodução

Azzedine Alaïa criou roupas para algumas das mulheres mais incríveis que conhecemos como Naomi Campbell, Greta Garbo, Grace Jones, Madonna e Michelle Obama. O brilhantismo de seu design sempre foi mais barulhento do que sua personalidade discreta e aos 77 anos, ele é tema de um mini-documentário recém-lançado pelo stylist Joe McKenna.

Joe, amigo íntimo do estilista, registrou durante sete anos imagens raras do mestre Alaïa em seu estúdio fazendo provas com a modelo da casa, criando padronagens e até mesmo de papo à mesa do jantar ou brincando com seu cachorro. O doc em preto e branco, “charmoso, uma cápsula do tempo”, segundo a jornalista Cathy Horyn, da New York Magazine, reúne ainda testemunhais de Nicolas Ghesquière, Grace Coddington, Suzy Menkes e Carlyne Cerf, e mais fashionistas, além de imagens de arquivo dos primeiros desfiles do estilista. Em 26 minutos, faz-se um retrato íntimo de um homem discreto, mas verdadeiro tour de force criativo, mostrando seu comportamento e seus métodos inovadores, “seu comprometimento com os mesmos ideais durante cinco décadas”, completa Horyn.

Cena do documentário de Joe McKenna ©Reprodução
Cena do documentário de Joe McKenna ©Reprodução

“Creio que eu queria mostrar ao público que existe esta pessoa à parte disso tudo”, explica McKenna, que já assinou campanhas para Balmain, Jil Sander e Miu Miu, ao The New York Times, referindo-se ao mundo corporativo da moda. “É basicamente a mente e as mãos de uma única pessoa. Não há equipes. Não há livros de referência ou roupas vintage. Acho que Azzedine nem saberia dizer o que é um moodboard”.

Obrigatório ver.

 


Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×