FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    O Azul Cobalto é a cor do momento e podemos provar

    O tom tem uma das origens mais primitivas da moda, mas tem voltado com tudo apoiado no streetwear e figuras como Kanye West

    O Azul Cobalto é a cor do momento e podemos provar

    O tom tem uma das origens mais primitivas da moda, mas tem voltado com tudo apoiado no streetwear e figuras como Kanye West

    POR Luxas Assunção

    Em O Diabo Veste Prada, uma das cenas mais icônicas é quando Miranda Priestly explica para Andy a trajetória da cor Cerulean Blue (Azul Celeste, na tradução), das semanas de moda ao suéter de liquidação da assistente. A cena é uma ótima demonstração de como as coisas não acontecem por acaso na indústria da moda e existem significados por trás até das tendências mais simples, e principalmente, das cores.

    Mas a cor do momento não é o Azul Celeste como no filme. A cor que tem conquistado aos poucos e silenciosamente os fashionistas é o Azul Cobalto, ou Cobalt Blue. Enquanto o Azul Cobalto não foi uma das principais cores das semanas de moda, como o rosa ou o vermelho, o tom tem ganhado espaço principalmente nas marcas de streetwear e no streetstyle.

    Em 2020, o Azul Clássico foi eleito a cor do ano pela Pantone e entre 2019 e 2020 vimos várias coleções com diversos tons de azul mais claros. Mas agora, o tom fica mais profundo e vivo no Azul Cobalto, sob forte influência de ninguém mais ninguém menos que: Kanye West.

    Kanye West de Hoodie em Azul Cobalto

    Kanye West de Hoodie em Azul Cobalto da Yeezy X GAP

    Apesar de uma figura extremamente controversa, é inegável a influência de ‘Ye’ na moda. Em 2019, após lançar o álbum Jesus Is King, Kanye West lançou também uma linha de merch, que fez um estrondoso sucesso e contava com duas peças em azul, uma hoodie e um boné. O primeiro lançamento de sua aguardada colaboração com a GAP aconteceu no ano passado, em um casaco com aparência plástica – que inclusive foi satirizado por parecer uma sacola de lixo – nas cores preto e… azul cobalto. 

    Jaqueta Yeezy X Gap em Azul Cobalto

    Jaqueta Yeezy X Gap em Azul Cobalto

    Posteriormente, na temporada de Primavera Verão 2022, a cor começou a pipocar nas passarelas de marcas como Louis Vuitton, Dion Lee e Laquan Smith, além de ganhar ainda mais espaço no streetwear e nos acessórios. Por sua vez, o novo hoodie da YZY X GAP em azul cobalto foi um sucesso de vendas e se esgotou rapidamente. Já na temporada de Inverno 2022/23, encerrada há pouco, a cor apareceu nas passarelas da Ferrari, Lanvin, Gucci, Off-White, Lanvin e tantos outros.

    Louis Vuitton Resort 2022

    Louis Vuitton Resort 2022

    O tom Azul Cobalto, pode ser bastante assimilado ao azul royal, ambos são tons mais fortes e fechados de um azul-escuro, quase neon e facilmente confundíveis. A cor também apresenta semelhanças com o tom Azul Klein, criado artificialmente por Yves Klein em 1960.

    A criação de pigmentos têxteis é, na verdade, uma relação mais complicada que pensamos. Não é fácil reproduzir as cores que vemos a olho nu como tintas para as roupas e por isso, pesquisadores estão sempre buscando novas formas e pigmentos de cores para serem usados na indústria da moda. Vale dizer que no ano passado, após 200 anos, um novo pigmento deste azul foi descoberto e colocado à venda, com uma cor mais forte e duradoura.

    Mas a história e importância do Azul Cobalto data de muito antes disso. Historicamente, a cor azul é muito associada ao luxo e às riquezas, não é à toa o nome de Royal Blue (Azul Real, como de realeza) ou a expressão sangue azul para denominar pessoas de famílias ricas e “bem-nascidas”.

    Novo pigmento descoberto de Azul Cobalto | Reprodução/Divulgação Oregon State University

    Novo pigmento descoberto de Azul Cobalto | Reprodução/Divulgação Oregon State University

    Alguns dos tons mais famosos de azul na história da pigmentação são o lapis-lazuli, importado do Oriente Médio, do Afeganistão e da Ásia, e originado da rocha de mesmo nome. Já o Azul Egípcio é um pigmento sintético, criado há cerca de 4,500 anos para suprir a demanda do lápis-lazuli, com alguns tons mais claros.

    Na Europa Ocidental, o índigo, foi popularizado durante os séculos 16 e 17, mas ele já era amplamente usado em países Africanos anos antes, desde, pelo menos, o século 15. Diversas etnias de origem africana usavam a tintura índigo como um símbolo de riqueza e fertilidade, tanto em suas peles, quanto em roupões, turbantes e no vestuário.

    (INFORMAÇÕES DO British Report of the Committee of the African Institution: West African Produce, 25 March 1808)
    Os 'Homens Azuis do Saara' | Foto: Reprodução Alache.wordpress.com

    Os ‘Homens Azuis do Saara’ | Foto: Reprodução Alache.wordpress.com

    Mas os primeiros registros do Azul Cobalto, também de origem natural, são ainda dos séculos 8 e 9, muito usado nas cerâmicas, principalmente na China. Esse tom também é frequentemente chamado de Azul Parrish nas artes, por ter se tornado uma assinatura do pintor Maxfield Parrish.

    O azul é a cor de algumas das maiores e mais significativas coisas da vida desde sua origem: das águas e dos céus. Não é surpresa que a cor esteja sempre presente no nosso imaginário, em diversas interpretações e tons diferentes e se depender da moda e do streetwear, devemos ver cada vez mais o tom de azul cobalto por aí.

    Onde comprar peças Azul Cobalto no Brasil? Aqui mostramos pra vocês.

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!