FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Tudo sobre desfile de retorno da Balenciaga à Alta Costura

    As referências, reinterpretações e tudo o que você precisa saber sobre esse momento histórico

    Após 53 anos, a Balenciaga retorna à Haute Couture em grande estilo pelas mãos do atual diretor criativo Demna Gvasalia. A maison não apresentava coleções de Alta Costura desde o fechamento do ateliê de seu criador, Cristóbal Balenciaga, em 1968 (contamos um pouco sobre essa história por aqui). E hoje coube a Gvasalia reviver esse segmento que faz parte da essência da Balenciaga.

    + Confira a coleção completa

    Com tantas expectativas sobre esse retorno, como Demna Gvasalia poderia, ainda, surpreender? Bom, retornar ao formato mais tradicional de desfiles de moda – não tradicional dos últimos tempos, mas da era de Cristóbal Balenciaga – pode ser uma ideia. A tão aguardada volta da Balenciaga à Alta Costura, adiada algumas vezes, foi um encontro entre a arquitetura e formas criadas e eternizadas por Cristóbal às paixões de Demna por temas ordinários como o uniforme, o jeanswear, esporte e street.

    Dos números nas mãos das modelos, ao local e o silêncio, a apresentação é toda uma ode à Alta Costura e uma homenagem ao trabalho de Cristóbal Balenciaga – e não poderia ser diferente. As técnicas e o trabalho artesanal de altíssimo nível dos ateliês de Alta Costura é uma das poucas coisas que não poderão ser substituídas pela tecnologia.

    Demna escolheu como locação o recém restaurado salão original de Couture de Cristóbal, onde o arquiteto da moda mostrava suas coleções há meio século. A apresentação, que parece simples e até causa incômodo pelo silêncio e barulho ambiente, também é proposital: os desfiles de moda não tinham som ou música até meados dos anos 70, nesse sentido, a era de ouro da Balenciaga foi apresentada sem som ou música ambiente e era possível ouvir o som que os diferentes tecidos faziam quando em movimento.

    Em entrevista para Suzy Menkes, após o desfile, Demna Gvasalia conta:

    “A maioria das pessoas me coloca em uma caixinha de alguém que só desenha moletons e tênis, e isso não é quem eu sou. Para mim essa oportunidade foi muito importante para mostrar quem eu sou enquanto designer e isso foi uma manifestação disso”.

    Eliza Douglas, musa do designer, abriu o desfile, carregando uma rosa vermelha e vestindo num conjunto de terno de ombros estruturados, seguida por uma sequência de looks em alfaiataria unissex em preto e já dando sinais de qual seria a nova proposta de Couture de Demna para sua diversa clientela.

    Demna Meets Cristóbal: alguns looks fazem claras referências a criações icônicas de Cristóbal Balenciaga, como o casaco vermelho, o vestido de flor e a reverenciada noiva com vestido túnica de Cristóbal: quem imaginou que veríamos Demna Gvasalia criar uma noiva? O designer, extremamente ligado ao mundo do streetwear e do jeans também traz esses elementos para a passarela criando looks de Couture inspirados no Ready-To-Wear, de forma surpreendente e irônica: foi justamente o surgimento do Prèt-à-Porter um dos principais motivos para o fechamento do ateliê de Cristóbal Balenciaga.

    Outro ponto alto ficou por conta da imagem e styling de alguns arrematados com um grande chapéu oval desenhado pelo chapeleiro inglês Philip Treacy, que por muitos anos desenhos chapéus para diversos couturiers.

    À Esquerda: Balenciaga Fall 21 Couture À Direita: Cristóbal Balenciaga

    À Esquerda: Balenciaga Fall 21 Couture
    À Direita: Cristóbal Balenciaga

    À Esquerda: Balenciaga Fall 21 Couture À Direita: Cristóbal Balenciaga

    À Esquerda: Balenciaga Fall 21 Couture
    À Direita: Cristóbal Balenciaga

    coluna-14

    À Esquerda: Balenciaga Fall 21 Couture
    À Direita: Cristóbal Balenciaga

    A lista de convidados era super restrita, como os antigos desfiles de Couture. Estavam presentes somente os principais nomes da imprensa, potenciais clientes, Salma Hayek com Henri-François Pinault, Kanye West e o piloto Lewis Hamilton.

    kanye west, mascardo, no desfile da balenciaga. foto: reprodução instagram

    kanye west, mascardo, no desfile da balenciaga. foto: reprodução instagram

    Não deixe de ver
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    FFW