Tudo sobre desfile de retorno da Balenciaga à Alta Costura

As referências, reinterpretações e tudo o que você precisa saber sobre esse momento histórico

Após 53 anos, a Balenciaga retorna à Haute Couture em grande estilo pelas mãos do atual diretor criativo Demna Gvasalia. A maison não apresentava coleções de Alta Costura desde o fechamento do ateliê de seu criador, Cristóbal Balenciaga, em 1968 (contamos um pouco sobre essa história por aqui). E hoje coube a Gvasalia reviver esse segmento que faz parte da essência da Balenciaga.

+ Confira a coleção completa

Com tantas expectativas sobre esse retorno, como Demna Gvasalia poderia, ainda, surpreender? Bom, retornar ao formato mais tradicional de desfiles de moda – não tradicional dos últimos tempos, mas da era de Cristóbal Balenciaga – pode ser uma ideia. A tão aguardada volta da Balenciaga à Alta Costura, adiada algumas vezes, foi um encontro entre a arquitetura e formas criadas e eternizadas por Cristóbal às paixões de Demna por temas ordinários como o uniforme, o jeanswear, esporte e street.

Dos números nas mãos das modelos, ao local e o silêncio, a apresentação é toda uma ode à Alta Costura e uma homenagem ao trabalho de Cristóbal Balenciaga – e não poderia ser diferente. As técnicas e o trabalho artesanal de altíssimo nível dos ateliês de Alta Costura é uma das poucas coisas que não poderão ser substituídas pela tecnologia.

Demna escolheu como locação o recém restaurado salão original de Couture de Cristóbal, onde o arquiteto da moda mostrava suas coleções há meio século. A apresentação, que parece simples e até causa incômodo pelo silêncio e barulho ambiente, também é proposital: os desfiles de moda não tinham som ou música até meados dos anos 70, nesse sentido, a era de ouro da Balenciaga foi apresentada sem som ou música ambiente e era possível ouvir o som que os diferentes tecidos faziam quando em movimento.

Em entrevista para Suzy Menkes, após o desfile, Demna Gvasalia conta:

“A maioria das pessoas me coloca em uma caixinha de alguém que só desenha moletons e tênis, e isso não é quem eu sou. Para mim essa oportunidade foi muito importante para mostrar quem eu sou enquanto designer e isso foi uma manifestação disso”.

Eliza Douglas, musa do designer, abriu o desfile, carregando uma rosa vermelha e vestindo num conjunto de terno de ombros estruturados, seguida por uma sequência de looks em alfaiataria unissex em preto e já dando sinais de qual seria a nova proposta de Couture de Demna para sua diversa clientela.

Demna Meets Cristóbal: alguns looks fazem claras referências a criações icônicas de Cristóbal Balenciaga, como o casaco vermelho, o vestido de flor e a reverenciada noiva com vestido túnica de Cristóbal: quem imaginou que veríamos Demna Gvasalia criar uma noiva? O designer, extremamente ligado ao mundo do streetwear e do jeans também traz esses elementos para a passarela criando looks de Couture inspirados no Ready-To-Wear, de forma surpreendente e irônica: foi justamente o surgimento do Prèt-à-Porter um dos principais motivos para o fechamento do ateliê de Cristóbal Balenciaga.

Outro ponto alto ficou por conta da imagem e styling de alguns arrematados com um grande chapéu oval desenhado pelo chapeleiro inglês Philip Treacy, que por muitos anos desenhos chapéus para diversos couturiers.

À Esquerda: Balenciaga Fall 21 Couture À Direita: Cristóbal Balenciaga
À Esquerda: Balenciaga Fall 21 Couture
À Direita: Cristóbal Balenciaga
À Esquerda: Balenciaga Fall 21 Couture À Direita: Cristóbal Balenciaga
À Esquerda: Balenciaga Fall 21 Couture
À Direita: Cristóbal Balenciaga

coluna-14

À Esquerda: Balenciaga Fall 21 Couture
À Direita: Cristóbal Balenciaga

A lista de convidados era super restrita, como os antigos desfiles de Couture. Estavam presentes somente os principais nomes da imprensa, potenciais clientes, Salma Hayek com Henri-François Pinault, Kanye West e o piloto Lewis Hamilton.

kanye west, mascardo, no desfile da balenciaga. foto: reprodução instagram
kanye west, mascardo, no desfile da balenciaga. foto: reprodução instagram

Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×