FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    SPFWN47: o tema, a cenografia e mais novidades sobre a semana de moda
    Desfile de Lucas Leão, um dos nomes do Projeto Estufa / Foto: Agência Fotosite
    SPFWN47: o tema, a cenografia e mais novidades sobre a semana de moda
    POR Redação

    O São Paulo Fashion Week, que acontece entre os dias 22 e 27 de abril no espaço ARCA, fez uma manhã de lançamento no Farol Santander para anunciar o conceito e os conteúdos da temporada. A discussão central parte de uma pergunta tema, “Qual é a sua Utopia?”, convidando todos a participar da construção de futuros cada vez mais criativos, colaborativos e afetivos. A ideia da utopia como tema busca provocar as pessoas a participar ativamente da projeção de um novo mundo que todos queremos construir a partir de agora. Um mundo que tem na criação o seu ponto central.

    Apresentado pelo Banco Santander, o SPFW abre no dia 22 a noite com desfile de Reinaldo Lourenço no Farol Santander, seguido por uma semana de programação que inclui os desfiles do Projeto Estufa e ainda o desfile da marca Borana pelo Projeto Top5, iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Moda e Design com o Sebrae para aceleração de pequenos negócios.

    + Veja o calendário de desfiles do SPFW

    + Leia a nova coluna de Paulo Borges para o FFW

    Nesta edição, cinco novas marcas entram no calendário – Haight, Neriage, Flávia Aranha, Another Place e Ocksa -, que reforçam o espaço de um novo empreendedorismo na moda brasileira. “A nossa história é protagonizada por vários exemplos de transformação e sucesso. Grandes nomes e marcas se constroem, não nascem. É para dar vazão a essas potencialidades que o SPFW existe”, diz Paulo Borges, idealizador e diretor criativo do SPFW.

    Cenografia

    Já a ocupação do ARCA, criada em parceria com o arquiteto e designer Guto Requena, foi pensada para estimular o coletivo e a interação. “Criamos uma grande praça que conecta todas as áreas do evento. Como acontece na cidade, a praça é o lugar da diversidade, o lugar dos diferentes encontros”, conta Guto. “Partimos da utopia como um meio de falar de felicidade e empatia. A gente precisa sonhar. Falar de coisas relevantes de uma forma leve, lúdica, divertida. Acreditamos que o design pode ter o papel de estimular a felicidade assim como o coletivo. O grande intuito é fazer as pessoas se juntarem, se divertirem, se emocionarem, se encantarem.”

    O público vai ativar o ambiente do evento ao abraçar a ideia do coletivo. Respostas à pergunta tema, quando compartilhadas nas redes sociais usando #MinhaUtopiaHoje, poderão ser projetadas em grandes telas, assinadas pelo Santander, que envolvem a “praça” do SPFW N47, construindo um mosaico coletivo de utopias.

    Abaixo, leia na íntegra o texto conceito criado pelo SPFW em torno do tema Utopia:

    Em tempos de mudança, polarização e transição, buscamos novos espaços e   narrativas que ecoam o desejo de mudar o mundo. Espaços que libertam a imaginação e estimulam novas propostas e conexões.

    As utopias são um convite para imaginar e reinventar novos mundos. Elas nos ajudam a projetar cenários inspiradores e nos reconectam com a liberdade do sonho e da criação. Em torno delas é possível compartilhar visões e explorar formas de experimentação que nos aproximam desses ideais.

    A utopia de um mundo melhor e mais humano, em sintonia com novas demandas e necessidades, propõe uma reflexão sobre onde estamos e o que queremos alcançar com a criação. Qual o propósito e a intenção que move o fazer e a realização? Não existem respostas prontas.

    Moda não existe por si só. Moda, por definição, impulsiona a inovação a serviço de uma ideia, um sonho, uma intenção. Moda é coletivo por natureza, resultado de muitas mãos e muitas cabeças. Desfiles são exposições que validam a criação e a narrativa, com dezenas de desdobramentos digitais, cenas, registros fotográficos, vídeos, avaliações textuais. Tudo pronto para ser compartilhado e debatido, como um espaço aberto de co-criação. Uma plataforma de cultura contemporânea.

    A corrida da moda rumo ao futuro dialoga com transparência com as novas gerações. Elas tem o vigor e a coragem do risco, de se posicionar ativamente, materializando e incorporando ideias de igualdade e diversidade e o desejo por novos modelos e parcerias mais conscientes e sustentáveis.

    A SPFWN47 celebra a força das utopias, a capacidade de criar realidades mais  significativas que inspirem a construção de futuros criativos, colaborativos e afetivos.

    QUAL É A SUA UTOPIA? convida todos a se engajar nessa construção em sintonia com gerações comprometidas com a mudança. Partindo desta pergunta, a SPFWN47 será uma edição para libertar o sonho e convidar todos a compartilhar ecos e ressonâncias de um mundo em clara e profunda transformação.

    O SPFW acontece de 22 a 27 de abril no Farol Santander e no Espaço Arca. Acompanhe a cobertura completa no FFW.com.br e no @ffw.

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!