FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Os desfiles, as parcerias, a exposição e mais novidades quentes por trás do SPFW N48
    Fila final da Aluf noSPFW N47 / Agência Fotosite
    Os desfiles, as parcerias, a exposição e mais novidades quentes por trás do SPFW N48
    POR Redação

    O SPFW N48 dá a largada neste domingo (13.10) com o desfile da Ellus à noite na frente do Farol Santander, centro da cidade. Você pode acompanhar a cobertura aqui pelo site e pelas nossas redes @FFW. Estaremos mais uma vez com uma equipe animada cobrindo muito além das passarelas ; )

    Dois estilistas passam a integrar a programação do SPFW: Angela Brito e Isaac Silva. Para seu desfile de estreia, Angela está trazendo Daniel Obasi, um stylist de Lagos, Nigéria, com quem sonhava trabalhar.

    Confira aqui o calendário de desfiles doSPFW e fique por dentro de quem desfila quando.

    Projeto estufa

    Uma iniciativa do SPFW para revelar e apresentar novas formas de criar, distribuir e produzir, provocar diálogos e reflexões, inspirar e influenciar comportamentos. Faz parte da programação do Estufa os desfiles das marcas Aluf, ÃO, Lucas Leão, Korshi 01, Mipinta e Victor Hugo Matos, além de uma grade grande de talks, masterclasses e palestras. As atividades do Estufa acontecem nos dias 15, 16 e 17 no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Paque do Ibirapuera. A programação completa você encontra aqui e pode garantir seus ingressos aqui.

    Vale lembrar que esta edição representa um ponto de virada pra os estilistas participantes, que mostram seu último desfile dentro do Projeto Estufa e, a partir de agora, estarão mais experientes pra sair pro mercado. ♥

    #vistaonovo

    Posto isso, essa turma estará com uma loja pop-up nos dias 18 e 19 de outubro na Casa Tegra (rua Oscar Freire, 1009 – Jardins), das 11h às 20h.

    Convidada especial

    Bethany Williams / Reprodução

    Bethany Williams / Reprodução

    Quem vem ao Brasil à convite do Projeto Estufa é a estilista britânica Bethany Williams, vencedora do prêmio Queen Elizabeth II e finalista do prêmio LVMH 2019.Bethany faz uma palestra na quarta (16.10), das 11h às 12h15 com o tema: Moda Inspirando Mudança Positiva.

    Sustentabilidade

    Backstage do desfile da Korshi 01 na edição passada / Agência Fotosite

    Backstage do desfile da Korshi 01 na edição passada / Agência Fotosite

    Assim como Bethany, marcas do Estufa também constroem seu trabalho em torno do conceito da sustentabilidade. A Korshi 01, por exemplo, reafirma a ideia da sustentabilidade e versatilidade que acompanha a grife desde o início,  fazendo um desfile com as mesmas peças do primeiro e do segundo desfiles, mas de uma maneira totalmente nova. A Mipinta vai mostrar um trabalho de upcycling reconstruindo peças tradicionais de alfaiataria e evitando usar tecidos novos, do zero.

    Super stylists ativar

    Look de Victor Hugo Mattos fotografado por Adriano Damas

    Look de Victor Hugo Mattos fotografado por Adriano Damas

    Dois dos principais stylists brasileiros irão assinar desfiles dentro do Projeto Estufa. Daniel Ueda está trabalhando com Lucas Leão enquanto Renata Correa vai assinar o styling de Victor Hugo Mattos, que por sinal, vem num crescendo com suas peças sendo exibidas em diversas publicações internacionais, como i-D e Double Magazine, e sendo usadas por artistas como Alice Caymmi, Iza, Rincon Sapiência, Majur e Paolla Oliveira.

    Virtual reality

    View this post on Instagram

    Mesh Top with metallic stripes with a sports bra in leather optic and a metallic-look skirt Full Look created for @yooneeque_by_yoona Created with @itsclo3d ⛓ #clo3d #3ddesign #3dclothing #virtualdesign #virtualfashion #virtualstylist #fashion #vr #streetwear #womanswear #sportwear #activewear #stylingagency #3ddesigner #cozystreetwear #highsnobietystyle #basementapproved #vogue #hypebeast #pauseonline #contentcreator #styleinspiration #fashioninspo #streetwearfashion #030 #rendering #skirt #cloth #blue

    A post shared by Beyond Compare (@beyond_compare_030) on

    Inclusive, Lucas, que é super conectado com o universo digital, fez algumas peças com a empresa alemã Beyond Compare, que desenvolve roupas virtuais (acima um dos trabalhos recentes que fizeram). A ideia é que as peças “reais” também sejam disponibilizadas virtualmente para as pessoas usarem nas redes sociais – e em breve em realidade aumentada. A coleção também tem a participação de dois artistas visuais que trabalham com 3D , Gabriel Massan e Lucas Guimarães.

    Tradução em libras e áudio descrição

    O SPFW faz uma parceria com a Secretária Municipal de Pessoas com Deficiências e leva para o evento tradução em libras de todas as palestras do Projeto Estufa e áudio descrição dos desfiles do Projeto Estufa para pessoas cegas – a primeira vez que isso acontece em um desfile.

    Neriage

    Montagem com fotos tiradas por Rafa Caniello em Manaus / Cortesia

    Montagem com fotos tiradas por Rafa Caniello em Manaus / Cortesia

    Em seu segundo desfile, a marca de Rafa Caniello buscou a associação AMARN (Associação das Mulheres Indígenas do Alto do Rio Negro) para a co-criação das quatro bolsas exclusivas de sua coleção.  O material utilizado é 100% tucum, palha encontrada unicamente na Amazônia, preparada e fiada manualmente pelas mulheres. Cada bolsa leva em média uma semana para ficar pronta. O tingimento natural é feito com a folha de crajiru, do quintal da Dona Deolinda

    Gloria Coelho

    Capa de Necromance / Cortesia

    Capa de Necromance / Cortesia

    Sabia que um livro escrito por um pré-adolescente inspirou o desfile da estilista? Necromance: aA conquista do Planeta dos Dragões e o Bestiário das Criaturas foi escrito por Ricardo Gontijo, de apenas 10 anos ♥. Ele lançou a publicação durante a 19ª edição da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro e estará no desfile para ver como suas histórias viraram roupas. No release, Gloria também diz que sua coleção é inspirada por “dragões, selvagens, japonismo, street, samurai, esportes e a mistura de décadas do século passado: 60’s, 70’s, 80’s, 90’s e 2000”.

    Free Free

    O que nasceu como um projeto de Yasmine Sterea cresceu e agora virou um instituto. Para celebrar essa nova fase, Yasmine está organizando o que ela chama de fashion performance: “unimos mais de 20 estilistas como Reinaldo Lourenço, Alexandre Herchcovitch, Handred, Patricia Viera, Helô Rocha, Ju Jabour, Lilly Sarti e Osklen, entre outros, que doaram peças de seus acervos pra gente fazer roupas através do upcycling”, conta. As peças serão construídas por mulheres que Instituto Free Free apoia. E para se apresentar/desfilar essa coleção, Yasmine convidou mulheres de diversas cores, etnias e idades. Um grupo de celebridades e influenciadoras também desfila, como Preta Rara, Sabrina Sato, Camila Coutinho e a ativista indígena Katú Mirim.

    Olho nela

    Bianca Redmerski / Cortesia

    Bianca Redmerski / Cortesia

    A curitibana Bianca Redmerski, 23, desfilou com exclusividade para a grife italiana Marni na semana de moda de Milão e agora estreia no SPFW. Bianca foi descoberta em Curitiba pelo agente de modelos Marcelo Nixon (Dakota Models) durante um show de rock. Ela já está escalada para fazer Lilly Sarti, Gloria Coelho e Reinaldo Lourenço.

    Exposição: Entre HumanX todas as perspectivas são realidades alternativas

    HumanX é um ensaio sobre as novas realidades sobrepostas que nos desafiam a interpretar o conceito do que é real, do que é verdadeiro, do que é humano. O espaço de instalação será dividido em duas etapas: o primeiro será o espaço ‘Galeria’. O público logo que avista a ativação é impactado por um ambiente que serve de área de preparo, e imersão de conteúdo sobre a obra HumanX. O segundo ato une os conceitos de galeria e de uma experiência participativa. O público é convidado a uma imersão que estimula suas percepções de realidade, usando óculos de realidade mista. 

     5000 ingressos foram distribuídos para faculdades de moda e design para a visita da exposição, que fica aberta de segunda a sexta.

    Moda e música

    Dentro do espaço do SPFW haverá um bar com telão para assistir os desfiles (não será ao vivo). Nessa mesma área, o DJ Rodrigo Bento, idealizador e residente do Coletivo Pilantragi, assina curadoria musical do evento. Rodrigo é um dos principais representantes do resgate da música popular brasileira para as pistas de dança.

    Agenda

    Dia 14 tem um encontro de abertura do Projeto Estufa no Farol Santander com uma conversa sobre os desafios do futuro com Paulo Borges e Roberto Martini (CEO da flagcx).

    Dia 15 o prefeito Bruno Covas faz uma coletiva de imprensa junto com a Secretária Municipal de Desenvolvimento, Aline Cardoso, e Paulo Borges para anunciar parceria com o programa Fashion Sampa, que será anunciado nesta coletiva.

    Dia 18 acontece, no auditório do Projeto Estufa, uma apresentação da pesquisa sobre o Setor da Moda na Cidade de São Paulo com a participação de 50 entidades do mercado. 

    Parcerias do bem

     Já com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, o SPFW adere ao programa Tem saída, que cuida da inclusão de mulheres em situação de violência doméstica. Muitas delas estarão dentro do quadro de monitoras do evento.

    O SPFW também faz uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura através do Programa Jovem Monitor, que atende anualmente 300 jovens entre 18 a 29 anos, onde 54% das vagas são garantidas a juventude negra da cidade, que atua na macrorregião de SP. Eles todos já desenvolvem alguma atividade artística e o foco do programa é exatamente o aprimoramento e formação. 20 deles farão parte do grupo de monitores e 30 jovens serão recebidos para um tour do evento no dia 17 de outubro.

    Não deixe de ver
    GAP se juntou a Palace Skateboards em coleção de estética nostálgica
    Phoebe Philo dá sua primeira entrevista em 10 anos
    Jean Paul Gaultier escolhe o novo nome para seu desfile de alta costura
    Brasil na final de concurso de moda da Shein, Riachuelo como a marca oficial do Lollapalooza 24, a primeira linha de maquiagem da Celine e muito mais
    Clássico e atemporal, o trench coat é favorito para dominar a nova estação
    Gentle Monster: um olhar nada óbvio
    Karl Lagerfeld: série que conta trajetória do estilista ganha data de estreia
    Damyller celebra 45 anos com coleção-cápsula e campanha com o ator Leandro Lima e Marcelia Freesz
    Ye, Charli XCX e Mia Khalifa estrelam novo lookbook de Y/PROJECT
    Vermelho: a cor de 2024