No ano em que completa 25 anos, o São Paulo Fashion Week passa por uma transformação de formato, que tem muito a ver com uma discussão atual em torno das semanas de moda do mundo todo, buscando encontrar seu novo papel e relevância para a moda e para a sociedade.
As duas próximas edições acontecem em abril e outubro, mas serão interligadas por uma série de eventos, mostras, conferências, intervenções e festas que irão ocupar a cidade ao longo do ano. “Queremos pisar em lugares que não foram pisados”, diz Paulo Borges em um video postado nas redes sociais, que você pode assistir abaixo.
O novo projeto chama-se SPFW+ e é um festival de criatividade democrático, inclusivo e diverso, com curadoria de Marcello Dantas. Marcello é pessoas de pensamento profundo, estratégico e contemporâneo”, diz Paulo. “Vamos falar do papel de uma semana de moda que não pode mais estar fixa em duas semanas no ano. Como você faz de uma temporada pra outra para que esses processos fiquem interligados?”, questiona.
Portanto, além dos desfiles, o SPFW irá oferecer conteúdos que traduzem inovação, empreendedorismo, diversidade, tecnologia e sustentabilidade. Entre os eventos, no dia 27 de abril, haverá uma conferência internacional sobre criatividade com a participação de convidados nacionais e internacionais. No segundo semestre haverá um seminário de economia criativa e desfiles espalhados pela cidade, além do projeto Manifeste Sua Criatividade, em que qualquer pessoa pode inscrever um projeto ou uma ideia. São edições dinâmicas e diversas que repensam o papel de uma semana de moda.
Veja abaixo a explicação de Paulo Borges na íntegra:
O SPFW N49 acontece entre 24 a 28 de abril . O SPFW N50 também já tem data marcada: de 16 a 20 de outubro.