FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Pense Moda 2009: criatividade e dinheiro. Maroussia Rebecq e Jean Michel Bertin atestam: a criatividade não depende do dinheiro
    Pense Moda 2009: criatividade e dinheiro. Maroussia Rebecq e Jean Michel Bertin atestam: a criatividade não depende do dinheiro
    POR Redação

    1

    Uma das palestras mais aguardadas do segundo dia do Pense Moda foi a dos franceses Maroussia Rebecq e Jean Michel Bertin. Ela, a estilista por trás do projeto Andrea Crew, uma marca baseada no conceito da reciclagem. Ele, diretor de filmes publicitários, videoclipes, séries de TV, editoriais de moda, cenários, campanhas e desfiles de grifes como Hermès, Lacoste e Miu Miu.

    Ambos fizeram apresentações relativamente simples, mostrando uma série de imagens e vídeos sobre seus trabalhos, que no fim serviram como uma grande fonte de inspiração para jovens profissionais da moda que sofrem da “síndrome do glamour”, uma condição que leva jovens estilistas a buscar a semelhança de nomes consagrados ao invés de trilhar seus próprios caminhos. Em outras palavras, muitos alunos recém-formados em moda querem ser “o novo Herchcovitch”, “a nova Gloria Coelho”, e simplesmente não se preocupam em conquistar um espaço autoral próprio.

    Ao garimpar roupas antigas e materiais descartados, Rebeq os transforma em roupas únicas, cheias de personalidade, fazendo valer os fundamentos da sustentabilidade e individualidade. Bertin, ao trabalhar com ideias simples e materiais brutos – como sacos de lixo, cartolina e cera – transforma conceitos simples em imagens espetaculares.

    A moral da história? Criatividade não depende de recursos financeiros. Naturalmente, quando o apoio financeiro é maior, as possibilidades também crescem. Mas com confiança no seu potencial, criatividade e uma boa dose de paixão, é possível fazer sucesso de modo nada convencional e com poucos recursos que, no fim do dia, têm muito mais apelo para os nossos tempos.

    Não deixe de ver
    La Chasse – Issey Miyake
    A jornada da Kapital: do Japão e culto global à LVMH
    adidas e Jão: camiseta inspirada em “meninos e meninas” esgota instantaneamente
    Sade: O estilo atemporal da cantora
    Hermès deve estrear na alta-costura
    A expedição de Schiaparelli no Brasil
    Com Bella Hadid, Miss Sixty busca reviver seus tempos de glória
    Camaleoa da moda e do cinema: O fascínio de Tilda Swinton
    Olivier Theyskens: quem é o designer que assinou o vestido de Fernanda Torres no Globo de Ouro 2025
    FFW