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    Pesquisa aponta que colaborações de moda ganham força em 2019
    Pesquisa aponta que colaborações de moda ganham força em 2019
    POR Camila Yahn

    As colaborações na moda vêm de longa data, especialmente as entre marcas e artistas. De uns tempos para cá, passamos a ver mais parcerias entre marcas e marcas, como Louis Vuitton x Supreme, Burberry x Vivienne Westwood, Moncler x Craig Green, em que seus valores se complementam e suas forças são unidas criando coleções únicas e que surpreendem o consumidor. Ou ainda, há as colabs de designers com outras áreas, como tem feito Virgil Abloh: ele assina linhas de tênis, móveis, faz curadoria, música…

    O fato é que em 2019 as colaborações nas suas diversas formas ainda são os formatos mais procurados por marcas como a maneira de criar buzz, alcançar mais gente e vender mais.

    A plataforma americana Glossy criou um painel de pesquisa proprietária com especialistas do setor em que entrevistou 149 executivos de marcas de moda e beleza. Os resultados mostram que as colaborações ainda são vistas como as melhores oportunidades de marketing para as marcas, como sinalizaram 38% dos entrevistados. Em segundo lugar, com 14%, está a abertura de lojas pop-up (veja gráfico abaixo).

    Foto: Reprodução Glossy

    Foto: Reprodução Glossy

    Mas é preciso ter cautela para que uma colaboração não cause o efeito oposto, o de criar um cansaço no consumidor. Seja com quem for, ela deve fazer um sentido maior, além do barulhinho da caixa registradora. “O risco é que todos façam colaborações com todos, independente de ser bom ou não, e quando isso acontece, o consumidor pode farejar imediatamente e as chances de sucesso são muito baixas”, diz Vic Drabicky, CEO da agência e consultoria January Digital. Em ações conjuntas, é necessário ser autêntico, surpreender o público e trazer para perto parceiros que agregam valor.

    Aqui no Brasil, um dos bons exemplos recentes é a linha 5 Mares, em que a C&A lançou mini coleções com cinco marcas de moda praia: Triya, Água de Coco, Lenny, Blue Man e Cia. Marítima. Ou marcas menores que colaboram entre si, como a linha de sapatos da Botti feita à três mãos, junto com Betina de Luca e Wai Wai.

    Botti + Betina de Luca + Wai Wai / Reprodução

    Botti + Betina de Luca + Wai Wai / Reprodução

    O mesmo serve para as colabs entre marcas e influenciadores. Segundo a pesquisa do Glossy, o relacionamento entre grifes e influencers deve aumentar este ano.  55% dos executivos de moda e beleza entrevistados disseram que os orçamentos de influenciadores aumentarão este ano enquanto apenas 3% afirmaram que suas empresas vão recuar nos gastos. 

    Mas vale destacar que aquele post pago básico em que a pessoa simplesmente publica um look aleatório e tagueia a marca pode estar com os dias contados por não agregar valor ou trazer grandes resultados – a relação há de ser orgânica. Para passar alguma verdade, é necessário que o influenciador goste de fato da empresa ou do produto que está divulgando. E muitos podem colaborar criativamente também, ajudando a criar ações e linhas já tendo em mente o que seus seguidores gostam e querem. Essa evolução parece ser óbvia, mas a verdade é que, com algumas exceções, ainda vemos muito material descartável nessa área.

    Segundo Drabicky, as marcas de moda e beleza serão forçadas a ajustar suas estratégias com influenciadores para valer a pena. “Veremos um pouco de correção, com o fim de influenciadores que tendem a se basear mais na contagem de seguidores do que em adicionar autoridade, autenticidade ou criatividade às suas parcerias”, diz.

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