Peter Dundas deixa a Roberto Cavalli, que planeja mais demissões

Peter Dundas, que entrou na Roberto Cavalli em março de 2015, agora sai da marca para reestruturações internas ©Reprodução
Peter Dundas, que entrou na Roberto Cavalli em março de 2015, agora sai da marca para reestruturações internas ©Reprodução

Anunciado em março de 2015 novo diretor criativo da Roberto Cavalli, o designer norueguês Peter Dundas sai da marca, deixando dúvidas acerca do próximo estilista a ocupar o posto. A mudança faz parte de uma reestruturação anunciada por Gian Giacomo Ferrari, CEO da grife, que inclui fechamento de lojas e demissão de equipe, num sinal de crise na marca.

O comunicado oficial não deixa claro os motivos do afastamento de Dundas nem a previsão para um possível sucessor. Ele já havia trabalhado para a marca entre 2002 e 2005 e foi aplaudido por remodelar a Emilio Pucci, de onde saiu para voltar à Cavalli no ano passado.

Grandes mudanças esperam pela Roberto Cavalli nos próximos meses: O CEO da marca anunciou que que os escritórios de Milão serão fechados, concentrando a empresa em Florença. Ele também pretende fechar e vender lojas, eliminando cerca de 200 dos 672 funcionários que trabalham atualmente na grife ao redor do mundo. “A indústria da moda está enfrentando tempos desafiadores, as demandas dos consumidores estão mudando, mercados importantes retraindo, além de mudanças fundamentais nas dinâmicas da indústria. Nesse cenário, apenas marcas icônicas com um modelo de negócios coerente podem sobreviver”, afirma Gian Giacomo, CEO da marca, ao site especializado “Business of Fashion”.

Gian Giacomo tem experiência em revitalizar marcas. Em março desse ano, deixou o cargo de CEO na Versace após uma bem-sucedida experiência de reestruturação para planos semelhantes na Cavalli, que vinha perdendo em vendas. Lucas Solco, diretor de mercado de luxo do banco de investimentos “Exane BNP Paribas” afirma que Giacomo tem grandes chances de ser bem-sucedido novamente. “Se você não for uma marca supercool, com certeza perde espaço em um ambiente tão competitivo”, afirmou o executivo Mario Ortelli ao BoF.


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