02.08.2020 / Moda / por

Podcast > Queer skate: a luta contra a homofobia na cena do skateboard

Em uma entrevista à Dazed Digital, Jeffrey Cheung da Unity Skateboard disse no ano passado que existe uma ideia equivocada de que skatistas não ligam para gênero contanto que a pessoa saiba praticar. “O skate ainda se trata principalmente de caras brancos e heterossexuais e a mentalidade de ‘durão’ é predominante. É uma combinação de homofobia, transfobia e misoginia”, diz ele, que é um dos fundadadores do Unity, coletivo queer de skateboarding fundado há dois anos na Califórnia.

Na cena do skate no Brasil a luta contra a homofobia e machismo ainda está só no começo. Um dos episódios mais importantes nessa mudança foi o outing de Rodrigo “K-b-ça” Lima, no doc Loveletters. Rodrigo é skatista há 33 anos e manager na Vans no Brasil.

Para conversar sobre essas questões nós o convidados para nosso 17º episódio do podcast Fashion Weekly. Também participa do episódio o artista e skatista Fabiano Rodrigues, que acaba de lançar a marca Perfume que tem entre uma de suas parceiras a skatista trans Kali Oliveira (nas fotos da galeria). Um marco dentro da cena no Brasil. Infelizmente Kali não pode participar da gravação.

No papo, Rodrigo e Fabiano contam como a cena do skate ainda é bastante machista e homofóbica e a discutem a importância de profissionais que são referência falarem abertamente sobre sua sexualidade e fazem referência a Brian Anderson, um dos nomes mais importantes do skate internacional que se assumiu gay em 2016 aos 40 anos. Citam também o caso do ativista Leo Baker (anteriormente Lacey Baker) que deve representar os Estados Unidos na Olímpiada. Além de 2 grupos brasileiros de skate LGBQTIA+ como o Skate no Vale, de Belo Horizonte e o grupo Queer Skateboard da fotógrafa Vivi Bacco no Facebook.

“Você é muito bem aceito na cena do skate desde que você seja homem heterossexual. Falta representatividade e visibilidade.” Rodrigo K-b-ça

 

Ouça o episódio abaixo:


Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×