Uma das peças da linha “Bright Young Things”, que causou revolta de pais na internet ©Reprodução
A Victoria’s Secret se meteu em mais uma polêmica. Desta vez é com a linha Pink, criada em 2002 para suprir os desejos de jovens consumidoras entre 15 e 22 anos.
Após receber protestos das comunidades americana asiática e indígena americana, a marca é agora alvo de pais revoltados com a nova linha “Bright Young Things”, que traz textos sugestivos nas calcinhas, como “Call Me”, “Wild” e “Feeling Lucky?”. Apesar de a marca dizer que seu target são adolescentes e jovens adultas, os pais acreditam que pré-adolescentes estão sendo impactadas pelos produtos. A coleção “Bright Young Things” seria voltada para um grupo demográfico de pré-adolescentes que supostamente vale US$ 335 bilhões em poder de compra.
Em comunicado, a empresa diz: “A Pink é uma marca para mulheres na faixa de idade universitária. Apesar dos rumores, não temos planos de lançar uma coleção para mulheres mais jovens. ‘Bright Young Things’ foi um slogan usado no contexto da tradição do Spring Break (férias de primavera) universitário”, diz um porta-voz. Ainda segundo a companhia, as calcinhas estão entre as peças mais vendidas da coleção.
Mais fotos com frases provocadoras que estariam impactando pré-adolescentes ©Reprodução
A revolta dos pais começou na internet na segunda (25.03) com tanto furor que já há uma petição no change.org (plataforma de abaixo-assinados) pedindo para a marca retirar a campanha e os produtos de circulação. Isso sem contar as reclamações feitas na página do Facebook da VS, acusando a marca de sexualizar suas filhas. Ao entrar no change.org, encontramos várias petições, inclusive uma exigindo uma reparação da marca que, em estampas, dizia que estudar não era tão importante quanto ir a festas. Frases como “Study Less, Party More”; “Education is unimportant, partying is more fun!”; “Allergic to algebra”; e “I’m too pretty to do my homework so my brother has to do it for me” causaram furor e algumas peças foram retiradas de multimarcas. De fato, poucos pais devem querer ver suas filhas com uma calcinha dessas ou outra que avisa: “The Date Panty”, “perfeita para um encontro à noite”, segundo descrição no site da marca.
Todos sabemos que a Victoria’s Secret produz e vende lingerie feitas para as mulheres se sentirem sexy, mas quando as mulheres ainda são muito jovens e estão descobrindo sua sensualidade ou sexualidade, o assunto esquenta e fica polêmico.Para piorar, um porta-voz da marca chegou a dizer: “’Quando alguém tem 15 anos, quem elas querem ser? Elas querem ser mais velhas e cool como as meninas da faculdade e essa é parte da mágica que fazemos com a Pink”.
Em junho de 2010, o “WWD” publicou uma matéria com o título “Sexo Vende?”, que mostra a história da sexualização de adolescentes e prés na propaganda, cultura pop e na indústria do entretenimento. Há 30 anos, uma campanha da Calvin Klein causou furor ao mostrar Brooke Shields, então com 15 anos, com a frase: “Você quer saber o que tem entre eu e minhas Calvins? Nada”.
E qual é a sua opinião? Vale a polêmica? Vamos aguardar os desdobramentos.