FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Ponto de Vista: A fotografia e o equipamento fotográfico

    Ponto de Vista: A fotografia e o equipamento fotográfico

    POR Redação

    Por Fabiano Rodrigues

    Eu sou fotógrafo desde 2006, e muito antes disso, já era entusiasta da fotografia por vários motivos. Era apaixonado pelas fotos nas revistas de skate desde os anos 80 e por ser skatista profissional, fui fotografado por grandes nomes da fotografia de skate/moda.

    Quando comecei a fotografar, eu comprei uma cybershot da Panasonic, e fiz muitas imagens interessantes. Depois me arrisquei com algumas analógicas da linha LOMO, até chegar em cameras profissionais tanto de filme quanto digital.

    Investi em uma Canon 30D e uma EOS Rebel de filme, que foi o suficiente para meu trabalho evoluir e começar a publicar em revistas e anúncios em grandes revistas e marcas.

    Um pouco mais pra frente vendi a 30D e o investimento foi na aclamada Canon 5D Mark ||, e sim, a evolução foi ainda maior, desenvolvendo um trabalho cada vez mais profissional e conquistando uma fatia do mercado mundial na fotografia.

    Mais pra frente ainda, o universo me deu a oportunidade de investir em um equipamento de médio formato digital, uma Hasselblad H3D-31. A evolução foi brutal e meu trabalho ficou reconhecido no mundo inteiro, muitos mega pixels e imagens nítidas e definidas, com possibilidades de tratamento muito acima do normal. Não me contentando, comprei ainda uma Leica M240, que também filmava e a evolução em vídeo e fotografia aumentaram. Muitos até me chamavam de “camera porn”.

    Com tudo isso, publicando em revistas consagradas no mundo inteiro e expondo meu trabalho em grandes galerias e museus, ficavam alguns comentários e perguntas: “também, com camera dessas…”, “qual equipamento você usou?”, “quantos mega pixels tem essa camera?”, “já viu a nova que saiu?”.

    Nesse momento uma questão me incomodou, e comecei a questionar se o equipamento era mais importante que o trabalho, se a qualidade do trabalho era devido ao equipamento. Será que eu realmente era um bom fotógrafo ou eu tinha um equipamento mágico?

    Diante disso eu tomei uma decisão, e durante os últimos 4 anos e me dediquei a fotografar apenas com cameras de filme no estilo “point and shoot” automáticas, a maioria com corpo de plástico e com a única função de apenas apertar um botão, sem um visor digital para olhar na hora o resultado, sem tratamento de imagem. Revelar e digitalizar, apenas.

    Fiz retratos de pessoas durante estes 4 anos e agora, tenho um corpo de trabalho com esse tipo de camera, me desligando completamente de qualquer questão que não seja o olho e a conexão com a pessoa retratada.

    Foto de @fuckkwhatyouthink

    Foto de @fuckkwhatyouthink

    Foto de @vimendonca_

    Foto de @vimendonca_

    Foto de @itsdavskull

    Foto de @itsdavskull

    Foto de @indiaenayar

    Foto de @indiaenayar

    Foto de @guilhermenaccarat

    Foto de @guilhermenaccarat

    Foto de @gabrielfortunat

    Foto de @gabrielfortunat

    img7709-r01-003 001276660019 001167240032

    Foto de @gabryelaguillar

    Foto de @gabryelaguillar

    Foto de @davitheobaldo

    Foto de @davitheobaldo

    Foto de @volpipeter

    Foto de @volpipeter

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!