08.10.2020 / Moda / por

Potencialidades > Negrxs Diálogos de Moda: a moda sob a ótica de profissionais pretes

capa-materia

Por Jal Vieira

 

Encabeçado por Paloma Gervasio Botelho – consultora de moda, modartivista e idealizadora de  inúmeros projetos afro centrados em moda –, ao lado de uma equipe composta por Amanda  Figueiredo, Daniel Pereira, Evelyn Kosta, Marcela Lemos, Pedro Neto e Sandra Camposs -, o Negrxs  Diálogos de Moda nas Ruas de São Paulo, é um evento online e gratuito, apoiado pelo PROAC, que tem por objetivo a fomentação de profissionais pretes do setor da moda por meio de palestras, debates e rodas de conversa que circundam não apenas pelo setor da moda, mas da  arte como um todo. 

Paloma Gervasio Botelho | Foto: Reprodução Instagram
Paloma Gervasio Botelho | Foto: Reprodução Instagram

O evento que estreou em 16 de setembro, já promoveu rodas de conversas entre inúmeros  profissionais, dentre alguns dos nomes estão Bielo Pereira – comunicadora à frente do instagram  @hellobielo onde fomenta discussões acerca de gordoativismo e pautas relacionadas à luta  contra a discriminação da população LGBTQIA+ -, Hanayrá Negreiros – pesquisadora em moda e  cultura e uma das colunistas da revista Elle – e Marisa Moura – educadora, estilista e artesã  especializada no trabalho com fibras e produtos naturais. Já na data de 08 de outubro, o evento  promoverá uma roda de conversa sobre Estéticas organizacionais em arte e cultura com Erica  Malunguinho, Ciça Pereira e Sheila Procópio. 

 

“O vestir para pessoas de pele preta está para além do  poder aquisitivo, para além da vaidade e para além das  tendências da moda. É uma armadura de proteção contra  as violências do racismo” Paloma Gervasio Botelho

 

O Negrxs Diálogos de Moda nas Ruas de São Paulo que ocorre de forma online e gratuita, se  divide em três eixos de discussões: Gira de Conversa, com sete temas propostos em que se discutam possíveis soluções para o mercado da moda a partir da falta de representatividade étnico racial presente no setor, o Ciclo de Diálogos das Negras Artes de Moda em São Paulo que possui uma  proposta bem parecida com a da Tecnologias Negras de Moda, porém apresentando profissionais de outras  áreas para além da moda e Imagem e Estilo: Tecnologias Negras de Comunicação Pessoal, um curso proposto por  quatro profissionais específicas – Paloma Gervasio Botelho (especialista em imagem), Marcela Lemos (especialista da cor para pele negra), Malu Avelar (especialista do corpo) e Glaucia Verena  (especialista da voz) -, que tem por objetivo potencializar a projeção desses corpos artivistas.

Marcela Lemos, curadora do projeto | Foto: Reprodução do Instagram
Marcela Lemos, curadora do projeto | Foto: Reprodução do Instagram

O projeto entende que a moda afro-brasileira já está no patamar da arte propriamente dita. Uma  vez que designers pretes são criativos e artistas natos. Para Paloma, “a relação das pessoas pretas com a imagem, com a estética é muito além do externo. Ela começa internamente. Para isso, ela  precisa dialogar com todas as artes que a gente desenvolve. Com a arte da psicologia, das  terapias, da pedagogia, da economia criativa, da sustentabilidade, das produções diversas e da  linguagem estética”. 

A potência deste projeto está exatamente em ter a moda afro contada sob a ótica e a voz das  próprias pessoas pretas que compõem de maneira potente o setor e colaboram para que esses  acessos sejam cada vez mais equitativos e estruturados a esses profissionais. 

Para acompanhar mais do evento e de sua programação, acesse o instagram  @negrxsdialogosdemoda


Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×