FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Preview
    Preview
    POR Redação

    Eduardo Pombal em frente a peças do Verão 2012/13 da Tufi Duek ©Juliana Knobel/FFW

    Como parte do já tradicional “esquenta” realizado anteriormente ao Fashion Rio e ao SPFW, o FFW visitou a sede da Tufi Duek, onde o estilista Eduardo Pombal nos recebeu com imensa gentileza para adiantar o que a marca está preparando para sua coleção de Primavera/Verão 2012/13.

    Durante a conversa, Pombal falou da temática que escolheu para essa temporada: as flores, que contou serem grandes fontes de inspiração em seu atribulado dia-a-dia. Ele também revelou a cartela de cores e os principais materiais que aparecerão no desfile da Tufi Duek, que acontece logo no primeiro dia de SPFW, na segunda-feira (11.06), às 19h.

    Eduardo Pombal mostrando o livro “Botânica Magnífica”, referência inicial do Verão 2012/13 da Tufi Duek ©Juliana Knobel/FFW

    Tema: “Essa estação, eu pensei em flores. Meu ponto de partida foi o livro “Botânica Magnífica” [de Jonathan Singer], que tem fotos super artísticas de flores, valorizando texturas e a mistura da parte mais aveludada e molhada da flor. Dentro dessas referências, fui fazer minha pesquisa de tecidos, formas e cores para a coleção”.

    “Na coleção, temos paetês que lembram os pistilos de dentro das flores, peças construídas que me fazem lembrar da flor do maracujá, o início de amarelo que remete ao narciso. Então fui associando o formato das saias, que vêm em evasê, por exemplo, ao copo-de-leite ou à calla, um copo-de-leite menorzinho e mais colorido. Dentro deste universo que eu fiz as peças. Nessa coleção estamos trabalhando muito com texturas e sobreposições, que posso trazer das camadas das pétalas ou mesmo da proteção que normalmente se coloca nas flores em viveiros, para protegê-las dos insetos, que deram origem, em alusão, às jaquetas”.

    Detalhe de peça da coleção de Verão 2012/13 da Tufi Duek ©Juliana Knobel/FFW

    Origem da temática: “Quem me conhece sabe o quanto eu gosto de flores. Adoro ir a viveiros, ao CEASA [em São Paulo] ou a uma plantação. Sempre soube que faria uma coleção pensando em flores e achei que tinha chegado a hora. É aquela história do olhar; você começa a olhar as coisas e vê o que está no inconsciente e, sem querer, vai puxando e escolhendo coisas que te fazem lembrar de flores”.

    A cartela de cores traduzida nas peças do Verão 2012/13 da Tufi Duek ©Juliana Knobel/FFW

    Cartela de cores: “A seleção é meio cruel. É escolher as cores que mais pulam aos olhos e que mais instigam, mas que saem do universo lúdico para ser traduzido em roupas. Branco, por exemplo, é uma cor importante no verão. A gente vive em um país tropical; há esta cultura de vestir branco ou off-white no final de ano. O amarelo elétrico, bem forte, me lembra muito da flor narciso e da calla, que eu adoro e procuro ter sempre em casa. Pensei: “Por que não trazer isso pra cá?”. Há também os rosas e vermelhos, que trabalhei em meios tons, onde você não sabe ao certo se é rosa, laranja ou vermelho. Procurei fazer o mais verão possível para ter frescor e leveza, afinal a estação pede isso. Mas tem que ser cruel mesmo, porque a vontade que dá é fazer uma peça de cada cor, tem que selecionar”.

    “O desfile no começo está todo entre brancos e amarelos, depois vem os verdes, lilases e rosas suaves e, no final, há cores bem fortes, como verdes escuros, fúcsia, laranjas e o preto, para dar um contraponto. Não dá para fazer uma coleção sem um preto”.

    Detalhe de peça da coleção de Verão 2012/13 da Tufi Duek ©Juliana Knobel/FFW

    Detalhe de peça da coleção de Verão 2012/13 da Tufi Duek ©Juliana Knobel/FFW

    Materiais: “O máximo de fibras naturais. Tem muita seda e algodão; a base da coleção é toda em cima disso. Há um cetim super estruturado, que é um tecido dublado, quer dizer, dublado na construção. Tem a laise branca, que é 100% algodão, que acho que é uma coisa bem verão, é quase uma renda guipir, bem encorpada. Há também o panamá de algodão, que tem um trabalho de recorte a laser; jacquard, tafetá de seda, paetês foscos e vazados. Tudo que eu olhava queria fazer peças vazadas, queria ver pele, transparência. Finalizando, vem as jaquetas e coletes com tecidos extremamente leves”.

    Peça da coleção de Primavera/Verão 2012/13 da Tufi Duek ©Juliana Knobel/FFW

    Cenografia: “Super limpa. A Tufi Duek tem isso do minimalismo, das formas mais puras. Então comecei sonhando com uma passarela com um jardim imenso e fui limpando, limpando, limpando e acabei com uma passarela branca, sem nada”.

    Trilha sonora: “Ainda não ouvi, mas pedi algo que inspire o sonho, que me desloque da sala de desfile e me faça pensar em algo muito gostoso, como um campo de flores”.

    Veja o FFW Preview da R. Rosner

    + Confira abaixo mais imagens da coleção de Primavera/Verão 2012/13 da Tufi Duek:

    Não deixe de ver
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    FFW