01.09.2020 / Moda / por

Projeto Semente, de Vicenta Perrotta, vende moletons criados por mulheres trans; veja aqui

O PROJETO SEMENTE é uma iniciativa da estilista Vicenta Perrotta junto ao seu atelier TransMoras, que organiza mulheres trans e travestis costureiras para geração de renda emergencial na pandemia e, desde 2013, articula direitos trans na cidade de Campinas (em 2019 o TransMoras impactou mais de cinco mil pessoas através de suas ações).

Durante o mês de julho, sete mulheres participaram de uma oficina virtual e criaram suas próprias versões de uma mesma peça de roupa, o Moletom-Cachecol, uma criação de Perrotta. Cada peça é única e produzida à partir de peças de doações e descartes têxteis. Como arremate final, elas são assinadas pela costureira que as confeccionou.

Neste projeto, o upcycling é renomeado de Transmutação Têxtil, por ser uma criação nacional e trans de uma tecnologia desenvolvida por elas e que visa dar novo significado às roupas e questionar o consumismo. “A Transmutação Textil permite a reformulação dos meios de produção, dando as pessoas liberdade para costurar com baixo custo”, explica Vicenta.

As imagens de divulgação foram fotografadas por Cassia Tabatini com styling de Dudu Bertholini. As próprias mulheres impactadas pelo projeto posaram para as fotos.

As peças já estão à venda na loja virtual de Vicenta, Use VP, pelo valor de R$400 com venda revertida para as costureiras, visando dar continuidade e expansão ao projeto. Em breve estará à venda também no marketplace (2)Collab.

 


Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×