PROTECT THE DOLLS: a t-shirt que arrecadou mais de 252 mil dólares a causa trans
PROTECT THE DOLLS: a t-shirt que arrecadou mais de 252 mil dólares a causa trans
Desde que o conservadorismo voltou a reger alguns governos ao redor do mundo, a comunidade LGBTQIAPN+ tem sido uma das mais atacadas — e, dentro dela, pessoas trans aparecem como alvo preferencial no desmonte de direitos.
Essa semana, Pedro Pascal foi clicado diversas vezes com uma camiseta onde pode-se ler “Protect the Dolls”, como forma de apoio à causa, que afeta diretamente sua irmã mais nova, a atriz trans Lux Pascal. Sua última aparição, por exemplo, foi na première do filme Thunderbolts, dias após a Suprema Corte Britânica retirar o direito de mulheres trans serem legalmente reconhecidas como mulheres.
A visibilidade tem sido tamanha que, apenas com a venda da camiseta, já foram arrecadados mais de 252 mil dólares, valor integralmente revertido para a ONG Trans Lifeline, que atua na defesa dos direitos de pessoas trans ao redor do mundo. Atualmente, a peça custa 75 libras (cerca de R$570) e já foi vista também em Troye Sivan, Tate McRae, Addison Rae, Haider Ackermann e uma lista que não para de crescer…
Mas de onde vem isso? E fevereiro de 2025, o estilista norte-americano Conner Ives levou à passarela da semana de moda de Londres a camiseta pela primeira vez: “Protect the Dolls” (em tradução livre, “Proteja as Bonecas”, uma expressão que faz referência a um termo usado dentro da comunidade para se referir a pessoas trans), a camiseta branca com tipografia serifada logo se tornou um símbolo imediato de resistência frente ao retrocesso. Uma campanha que não para de ganhar novos adeptos e ilustrar a discussão.
View this post on Instagram