FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Quem são os designers do figurino da turnê Vulnicura de Björk
    Quem são os designers do figurino da turnê Vulnicura de Björk
    POR Redação
    bjork-vulnicura-turne-figurino-fotos-capa

    Performance de Björk em Nova York durante a turnê Vulnicura. Aqui, a cantora usa máscara J T Merry e vestido Nikoline Liv Andersen ©Santiago Felipe/Reprodução

    Aproveitando a sequência de shows da turnê Vulnicura de Björk, o FFW desvenda os designers escolhidos pela cantora para a criação do seu figurino, que é um espetáculo à parte:

    James Merry

    figurino-bjork-turne-vulnicura-mascara-quem-fez

    Detalhe de uma máscara criada por J T Merry para a turnê Vulnicura ©Ctibor Bachraty/Reprodução

    O artista James Merry é o responsável pelas máscaras bordadas que Björk usa na turnê “Vulnicura”. Sobre o processo de criação das peças, ele diz à “i-D” que a cantora tinha “um conjunto de referências específicas, entre elas algumas mariposas realmente lindas. O que eu mais amei eram as antenas brancas protuberantes, quase como samambaias, então comecei a borda-las, e isso lentamente foi virando uma máscara meio mariposa-techno-vitoriana”. James é colaborador de Björk há seis anos, e afirma que conhecer e trabalhar com ela “tem sido definitivamente a melhor coisa que já aconteceu comigo”.

    + James Merry no Facebook

    ThreeASFOUR

    figurino-bjork-turne-vulnicura-vestido-tubos-quem-fez

    Vestido criado pela threeASFOUR para a turnê Vulnicura ©Ctibor Bachraty/Reprodução

    Originalmente lançado em 1998 como ASFOUR, o coletivo de moda se estabeleceu como um trio em 2005 com os designers Gabi Asfour, Angela Donhauser e Adi Gil. Eles são colaboradores de longa data de Björk – é do trio, por exemplo, o cinto-harpa que a cantora usa na capa do álbum “Biophilia” e no videoclipe da música “Moon”. Para a turnê Vulnicura, eles criaram para a sua “irmã de alma” peças como o vestido lavanda e nude usado no show da Eslováquia.

    + ThreeASFOUR no Facebook

    Nikoline Liv Andersen

    figurino-bjork-turne-vulnicura-vestido-mariposa-quem-fez

    Detalhe do vestido criado por Nikoline Liv Andersen para a turnê Vulnicura de Björk ©Reprodução

    Desde que se formou na Royal Danish Academy of Fine Arts, em 2006, Nikoline Liv Andersen optou por focar na produção de peças altamente experimentais que flertam muito mais com a arte do que com a indústria comercial – tanto que suas criações já renderam, por exemplo, uma exposição individual em Paris no começo deste ano. Na turnê Vulnicura, é dela o incrível vestido usado por Björk na foto de capa e de abertura desta matéria.

    + Nikoline Liv Andersen no Facebook

    Geoffrey Mac

    figurino-bjork-turne-vulnicura-vestido-roxo-quem-fez

    Björk usa vestido criado por Geoffrey Mac para a turnê Vulnicura ©KevinMazur/Reprodução

    O estilista americano Geoffrey Mac tem uma longa lista de clientes da indústria do entretenimento, entre elas Debbie Harry, Britney Spears, Lady Gaga, Ke$ha, Icona Pop e Adore Delano, mas ele coloca Björk no topo das suas colaborações. Ao “The Huffington Post”, ele afirma: “Ela contribuiu tanto para o mundo da arte por meio da moda, música, vídeos e filmes. Esta tem sido, sem dúvida, a maior honra da minha vida”. A sua marca homônima foi criada em 2002, e recentemente ele lançou a linha de streewear GMAC by Geoffrey Mac, vendida na boutique de Patricia Field em Nova York. Na turnê Vulnicura, são dele figurinos como o vestido roxo e o branco e verde limão que Björk usou em shows em Nova York.

    + geoffreymac.com

    Maiko Takeda

    figurino-bjork-turne-vulnicura-cabeca-quem-fez

    Björk usa peças de Maiko Takeda nas imagens de divulgação do álbum “Vulnicura” e em vários momentos da turnê ©Divulgação

    Nascida no Japão e formada em Londres, Maiko Takeda é uma designer de chapéus e joias com um trabalho visualmente impactante que traduz bem a sua filosofia de “sempre criar algo que me empolgue e me surpreenda”. Autora das cabeças que lembram um porco-espinho estilizado, ela tem no currículo passagens por marcas como Stephen Jones, Philip Treacy e Erickson Beamon. Atualmente ela trabalha para Issey Miyake, na linha de acessórios.

    + maikotakeda.com

    Iris van Herpen

    figurino-bjork-turne-vulnicura-vestido-que-abre-quem-fez

    Detalhe do vestido Iris van Herpen que Björk usou no show no Carnegie Hall, em Nova York ©Kevin Mazur/Reprodução

    Talvez a mais conhecida desta lista de designers, é a estilista pioneira em impressão 3D e responsável por algumas das coleções mais conceituais em temporadas recentes da semana de moda de Alta-Costura de Paris. “Em meu trabalho, tento deixar claro que a moda é uma expressão artística e não apenas algo comercial desprovido de conteúdo”, ela afirma. Em sua jornada para espalhar essa visão, a holandesa já colaborou com personalidades como Beyoncé, Grimes, Lady Gaga e, claro, Bjork – é dela o vestido branco com uma peça motorizada na altura do peito, que se abre durante a performance da cantora.

    + Iris van Herpen no Facebook

    Veja mais fotos dos looks de Björk na turnê Vulnicura:

    Não deixe de ver
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    FFW