RADAR FFW: 5 novos lançamentos da moda nacional

Essa semana você confere nova coleção da NOVE, Pornograffitti + Masterplano, SSJHENI, Normando e Iury Costa

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Todas as sextas, confira as últimas novidades da moda autoral nacional, por Luxas. 

NOVE

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A Nove, marca mineira do designer Athos Henrique, surgiu em dezembro de 2019 a partir de um projeto de conversas que se transformavam em roupas, tudo catalogado em vídeos. Naturalmente, com a demanda pelas peças que Athos criava para o projeto e para si mesmo, o estilista viu a possibilidade efetiva de criar a própria marca.

Pouco menos de dois anos depois, a marca já está em sua sexta coleção, lançada nessa semana. Chamada de Espaço é o lugar, essa coleção reflete sobre o espaço em que estamos e o espaço que queremos criar. “Tudo começou com uma densa pesquisa sobre ancestralidade, mitologias e as manifestações da diáspora africana pelo mundo” conta Athos. Space is the place (espaço é o lugar) é também o nome de uma das músicas de Sun-Ra, um dos pais do afrofuturismo e figura das mais importantes da música preta.

A coleção será dividida em três momentos, O Espaço, O Mito e A Festa. As outras duas partes serão lançadas em breve, até o final do ano. “Essa coleção é o resultado da reunião de algumas pessoas pretas pensando e construindo uma imagem que definitivamente não constroem sobre nós. Esse é o novo espaço!” finaliza Athos Henrique.

PORNOGRAFFITTI + MASTERPLANO

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A Pornograffitti, marca que já falamos por aqui, lança agora uma colaboração com a Masterplano, coletivo de música eletrônica de Belo Horizonte, para “acabar com a caretice da família tradicional brasileira”.  A Masterplano promove e utiliza festas como um recurso para redescobrir a cidade e seus espaços, articulando música, arte e ativismo. A identificação foi instantânea quando Caio D’Andrea, criador da Pornô, se deparou com a bandeira do coletivo. 

A collab, que traz um profundo tom político com o bom humor de sempre da Pornograffitti, se inspira em uma série de obras para tal: América Invertida (1943), de Joaquin Torres Garcia, o texto de Pedro Pedro – um dos fundadores do coletivo –  “A Normatividade é um deserto de tédio”, que estampa camisas e cachecóis da coleção e ainda, a tipografia de álbuns de Milton Nascimento. Além disso, a coleção conta também com colaborações com os artistas mineiros Jade Marra e Randolpho Lamounier.

SSJHENI

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SSJheni é o novo nome para ficar de olho quando o assunto é produção de moda para celebridades e clipes. Jheniffer Santos Ferreira (27) designer e antropóloga por trás da marca, já vestiu personalidades como Luísa Sonza e Pabllo Vittar em suas últimas produções e tem chamado atenção com suas criações únicas, com aspecto recortado e feitas a partir de técnicas de upcycling. As peças, por enquanto, ainda tem uma micro produção e são feitas apenas sob demanda, por Jheniffer, em seu ateliê e criadas a partir da reutilização de materiais.

Jheniffer nasceu no interior de São Paulo e teve seus primeiros contatos com a moda assistindo as mulheres de sua família costurarem, mais tarde, começou a customizar e colocar detalhes em suas próprias roupas, até começar a desenhar os figurinos do grupo de dança do qual fazia parte até os 12 anos e começar a pegar demandas pontuais para criação de vestidos de amigas e familiares.

Com as produções de moda, tudo aconteceu meio rápido: “Na quarentena fiz algumas peças na visita a casa dos meus pais, trouxe pra São Paulo e foi bastante inesperado a forma como a marca entrou para os veículos de moda e mídias de celebridades. Os produtores de moda entravam em contato comigo via instagram e assim comecei a ter uma agenda de empréstimos das minhas próprias roupas.” conta Jheniffer.

NORMANDO

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Tendo a Amazônia brasileiro como berço de seu surgimento, a Normando é a marca do estilista Marco Normando, que busca em suas raízes inspirações e referências para criar suas peças. Marco tem uma histórico significativo na moda nacional, tendo participado do movimento HotSpot em 2012 e posteriormente integrando a equipe de estilo de Alexandre Herchcovitch até mudar-se para São Paulo e criar a Normando em 2019, com sua coleção de estreia apresentada ainda no ano passado.

A coleção de estreia recebe sua segunda parte, ou, Volume 2 mais recentemente, com Tristes Trópicos, as peças contestam a destruição de um modo de vida, do bioma brasileiro, cada vez mais ameaçado pelos interesses econômicos e políticos – muitas vezes, disfarçados de progresso. 

A Normando acredita numa criação que gere menos impacto e, pensando nisso, desenvolveu peças a partir de matérias-primas sustentáveis. A coleção desenvolvida traz um guarda-roupa com peças únicas pintadas à mão. Entre elas, tem-se: (i) as jaquetas Boto e Pirarucu, que são feitas a partir de algodão nacional reciclado, com botões também inteiramente em algodão (o que as torna peças 100% biodegradáveis); as chemises Vitória-Régia e Tajá, que são em linho, com botões em algodão; e as camisas Escorpião e Camarão Seco, em algodão egípcio fio 80 e com botões desenvolvidos em marfim vegetal, conhecido como jarina (Phytelephas macrocarpa, uma semente nobre da Amazônia que é utilizada em biojoias).

IURY COSTA

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A marca de Iury Costa completa 12 anos em 2021, com um diálogo universal e espírito jovem. A marca homônima do cearense Iury Costa foi fundada em 2009, após o sucesso de um desfile que seria utilizado de portfólio para um intercâmbio em Londres. Logo depois, com apoio da família e sua irmã como diretora executiva, Iury Costa fundou sua marca.

“A minha família, meu grande Porto Seguro, sempre trabalhou com roupas, mas eu já sabia que a história que eu queria contar era diferente da deles, tinha mais drama, mais movimento, repertório que adquiri do teatro e dos anos de dança, que também iria além da manufatura ou matéria prima, teria alma e coração, um propósito livre, que reverberaria liberdade e sensualidade.” conta Iury.

Mais recentemente, a marca lança a coleção Solar, cujo ponto de partida foi um jardim noturno que floresce entre os primeiros e últimos raios de sol, com clima nostálgico e muito sensual. A grande novidade dessa cápsula é o lançamento da nossa linha , com o mesmo nome: SOLAR, com roupas de banho com uma estética exuberante que pode facilmente ganhar as ruas.


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