HIST
Fundada ainda neste ano, a Hist logo chamou atenção pelo refino estético de sua imagem de moda e de suas peças, que levam o H do nome com fio criativo – vide a bolsa em formato H da marca – em um design que mistura o streetwear com uma pegada de alfaiataria desconstruída.
Influenciada pela sua passagem de cinco anos pelas ruas do Brooklyn, NYC, a cearense Giuliana Braide encontrou na individualidade da cidade a inspiração para criar a marca. A HIST nasceu de uma crença no poder de transformação da moda como veículo de expressão, a marca também explora matérias-primas alternativas, salientando uma cadeia de produção nacional e transparente. Diante do quão nociva ao meio ambiente a indústria da moda pode ser, a HIST trabalha com o desenvolvimento de metas sustentáveis objetivas almejando potencializar um impacto positivo no planeta.
MNISIS + NOI
A Mnisis, marca que tem alguns dos acessórios mais cool dos últimos tempos, lançou uma collab com a marca NOI, especializada em criar pijamas – uma sucessão natural da coleção Cama, da primeira, que já falamos por aqui.
O pijama alcançou especial relevância neste período de pandemia em função dos nossos ajustes de rotina, home office, e busca do conforto de estar em casa ao mesmo tempo que traz elementos sofisticados da vida lá fora. Da mesma maneira, a companhia dos animais, que aparecem no editorial dessa colaboração, são representantes dos momentos de alegria e cumplicidade, especialmente em um momento em que tivemos que nos distanciar das pessoas. Com isso em mente, os pijamas também foram desenvolvidos para os pets.
PACE DROP 2
Nesta última semana, a Pace lança o segundo drop da coleção Family Commerce – inspirada na herança japonesa de Felipe Matayoshi, designer da marca. Em entrevista ao FFW, Felipe contou sobre suas referências, durante o primeiro lançamento da coleção.
A coleção busca inspiração em um livro de dona Reiko Matayoshi, avó do designer, que retrata a história dos 40 anos de uma cooperativa que cultivava satoukibi (cana de açúcar) até ampliar as plantações para edamame, quiabo e orquídeas, em Okinawa, província pertencente ao Japão. O segundo drop aumenta o mix de produtos de Family Commerce, com novas calças, jaquetas, coletes, camisetas e regatas.
PLANO Piloto
Fundada em 2019 em Porto Alegre, a Plano Piloto é uma marca independente que busca suas referências no cotidiano. A marca mistura peças do streetwear com referência mais sofisticadas para criar um hi-lo esperto, criando peças, inclusive, a partir de cobertas e com inspirações em materiais cotidianos.
Sergio Amaro (31 anos), fundador da Plano Piloto, é formado em moda desde 2015 e passou por diversas áreas do mercado, desde os processos internos como o chão de fábrica de malharia retilínea, estilista de marca, comprador até a comunicação para o cliente final fazendo direção criativa e de cena para fashion films. No decorrer desse processo, ele também encabeçou outra marca própria, a Asap Ltda. que durou durante 10 anos.
QUAE
De Monte Santo, em Minas Gerais, Letícia Ivone de Oliveira Santos (22 anos) se mudou para São Paulo há 4 anos, onde fundou a Quae, no início deste ano, realizando um sonho de muitas datas e herança de família – seus pais já trabalhavam com moda na indústria têxtil em sua cidade natal. Letícia é autodidata e criou a marca para voltar às suas raízes e tentar, de alguma forma, ressignificar a ideia do mineiro ‘do interior’, frequentemente interpretado no estereótipo do caipira.
A Quae faz uma moda moderna e contemporânea, com peças de alfaiataria com perfume vintage e detalhes em lã que, de alguma forma, trazem de volta a memória afetiva do interior, como uma viagem à fazenda de uma avó mineira. Imagine pegar algumas peças do armário de seus avós no interior, caso seus avós fossem umas das pessoas mais estilosas da cidade.