FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Reinaldo Lourenço por ele mesmo em oito destaques da nova coleção
    Reinaldo Lourenço SPFW- N41 abril/2016 foto: Sergio Caddah/FOTOSITE
    Reinaldo Lourenço por ele mesmo em oito destaques da nova coleção
    POR Redação

    1. Reinaldo pesquisa Reinaldo

    Reinaldo Lourenço fez muitas viagens em suas últimas coleções. Foi para Florença e o museu Uffizi inspirou seu Inverno 2015; já o aplaudido Inverno 2016, atualmente nas lojas, surgiu de sua experiência em Portugal. Antes, fez coleções em homenagem a Londres e Paris. “Dessa vez não viajei para lugar nenhum. Achei que estava sempre repetindo este tema [o das viagens]. Olhei muito para o meu próprio trabalho”, conta Reinaldo, que disse ter sentido vontade também explorar os anos 80, especialmente a alta-costura dessa época, misturando-a com o street style atual com uma leitura pop.

    + Veja a coleção completa de Reinaldo Lourenço aqui

    Falando assim, parece que há muitas novas referências, embora sem um país homenageado. Mas tudo isso é embalado num formato muito recorrente ao longo da carreira de Reinaldo, formato esse que ele faz questão de salientar nessa coleção. “Não quero criar algo completamente diferente a cada temporada, de um modo que não pareça que fui em quem fiz. Prefiro reforçar e desenvolver o meu DNA. A pessoa tem que olhar a roupa e saber que é Reinaldo Lourenço.”

    2. Listras e faixasReinaldo Lourenço SPFW- N41 abril/2016 foto: Sergio Caddah/FOTOSITE

    O estilista continua com seu trabalho de faixas, que formam listras mais largas ou finas nas peças, e vão virando pregas em outras até serem transformadas em estampas, como no conjuntinho jovem, desejável, de camisa cropped e saia aberta com fendas e ilhoses nas laterais da cintura, no listrado marinho, laranja e branco, uma das combinações da coleção. As tiras de tecido também desenham graficamente os vestidos em debruns, são espaçadas e intercaladas com tule em looks com transparência, ou costuradas formando listrados largos com vazados pontuais fazendo aparecer pedaços de pele como se o tecido tivesse descosturado.

    3. Truque de styling na camisaria
    ReinaldoLourenco_SPFW_verao17_lookbook_06
    A camisa é uma peça-chave do estilo de Reinaldo e nessa coleção vem maior, mais masculina, fazendo contraponto às saias curtinhas brilhantes de paetê. Destaque para o ótimo truque de styling de usar só uma parte da camisa para dentro da roupa, deixando a outra solta de um jeito bem arrumado, geométrico, e quebrando o volume maior da peça.

    4. Couture
    ReinaldoLourenco_SPFW_verao17_lookbook_26
    Reinaldo conta que as peças, mesmo as que parecem mais casuais, dão muito trabalho para serem feitas: precisam ser entreteladas, muitas têm tecido dublado para dar mais peso e estrutura à peça, há o trabalho dos debruns. Esse vestido, por exemplo, passou três dias na máquina até ser inteiro costurado.

    5. Paetês supercool
    ReinaldoLourenco_SPFW_verao17_lookbook_15

    Paetês são muito glamourosos, mas também perigosos em vestidos de noite. Mal usados envelhecem o look ou o vulgarizam. Nos vestidos para grandes festas e casamentos de Reinaldo Lourenço, os paetês são a garantia de ser uma das mulheres mais cool da noite, sem precisar abrir mão da exuberância. Bem pequenininhos, dourados ou pretos, eles são acompanhados dessa ideia gráfica das listras em grandes faixas ou recortes como o do decote profundo em V feito de quatro faixas de paetês com debruns (dê o zoom na galeria de fotos, é o look 15), interrompido por uma estratégica faixa horizontal acima do seio. Sem dúvidas, o vestido de noite hit da coleção.

    6. BelezaReinaldo Lourenço SPFW- N41 abril/2016 foto: Marcelo Soubhia/FOTOSITE

    Assinada por Fabiana Gomes, a beleza, segundo a maquiadora senior da M.A.C, é um misto da atriz Charlotte Rampling com a cantora PJ Harvey, pegando a elegância francesa de uma e o frescor inocente cara lavada da segunda. Assim, a pele é quase natural, às vezes até sem base, com uma ou outra correção, e o foco fica na boca colorida vermelha, laranja ou preta, com “quilos de gloss” por cima. Nos olhos, um pouco de gloss também e só (sem sombra ou máscara de cílios). O cabelo, de Ricardo Rodrigues (Studio W), é colado na cabeça, repartido do lado e puxado para trás nas laterais, de um jeito mais masculino.

    7. Trilha sonora

    Max Blum contou que Reinaldo pediu uma trilha sonora mais pop. “No lugar de algo tipo Beyoncé, escolhi usar artistas que considero os pops do underground”, conta Max, que tinha a preocupação de não descaracterizar a personalidade sonora que construiu para os desfiles de Reinaldo ao longo dos anos. Assim, colocou Ital Tek, Anna Meredith e Tim Hecker. A entrada de Prince na trilha foi um pedido de Reinaldo, após a morte do cantor que marcou a trilha sonora da vida do estilista nos anos 80. As músicas escolhidas foram “For You” e “I Wanna Be Your Lover”.

    8. SandáliasReinaldo Lourenço SPFW- N41 abril/2016 foto: Olivier Claisse/FOTOSITE

    Feitas em parceria com a Morena Rosa, as sandálias que formavam laços a partir da curva do couro merecem destaque, especialmente a rasteirinha, tipo chinelo.

    Não deixe de ver
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    FFW