Retrospectiva: 10 principais momentos da moda em 2021

gucciariaholding

Elencamos aqui os 10 principais fatos e acontecimentos da moda nacional e internacional que definiram o conturbado ano de 2021, marcado por um retorno das atividades presenciais, a retomada das vendas após um longo período de lojas fechadas, desfiles triunfais e algumas perdas irreparáveis que ficarão em nossas lembranças por seus legados.

O Centenário da Guccigucciariaholding

Este foi o ano da Gucci. A marca celebrou seu centenário com uma série de ações e lançamentos marcantes, entre eles a união, ou hacking da marca com a Balenciaga que ganhou o nome de The Hacker Project e foi eternizada nos cinemas com o filme Casa Gucci, estrelado por Lady Gaga e grande elenco.

O retorno TRIUNFAL dA Balenciaga À ALTA COSTURA

1625716356673656-balenciaga-cover-edited

Após mais de cinco décadas sem produzir Alta-Costura, foi Demna Gvasalia o responsável trazer de volta à marca à couture, em um show cheio de nostalgia, looks poderosos, uma primeira fila escolhida a dedo que pôde vivenciar o grande momento de moda do ano.

Zendaya se tornou um ícone fashioNzendaya

Se já estávamos de olho em Zendaya desde a primeira temporada da serie Euphoria (2019), neste ano, com o auxílio de seu stylist Law Roach, a jovem atriz se consolidou como um ícone fashion, sempre servindo momentos de moda por todos os tapetes vermelhos que cruzou até ser consagrada com o prêmio “Fashion Icon” no CFDA Awards.

A moda entrou no Metaverso

unnamed

À todo tempo, a moda digital e a tecnologia foram pautas durante 2021, marcado como o ano em que a moda ingressou de cabeça no metaverso. Além de games, skins, marcas de moda digital, realidade aumentada e virtual, as gigantes do mercado também realizaram grandes investimentos no tal metaverso.

novos grupos de moda BRASILEIROS SE CONSOLIDAM

Farm em NYC | Reprodução
Farm em NYC | Reprodução

Aos moldes de outras grandes holdings internacionais como LVMH e Kering, o Grupo SOMA e a Arezzo Co. realizaram uma série de aquisições de marcas de moda e se consolidaram como os dois principais grupos do segmento do Brasil. Com destaque para a Farm, do Grupo Soma (Animale, Cris Barros, Hering), em franca expansão internacional já com lojas nos EUA e previsão de chegada à Paris em 2022.

O retorno dos grandes eventos de moda

Rihanna e Asap Rocky no MET Gala | Reprodução
Rihanna e Asap Rocky no MET Gala | Reprodução

Com o atenuamento (e não fim) da pandemia, finalmente foi a vez dos grandes eventos de moda voltarem a acontecer presencialmente. A London Fashion Week seguiu em seu modelo híbrido, com alguns dos principais nomes emergentes do mercado; a Paris Fashion Week se mostrou, mais uma vez fortalecida, atraindo os mais importantes designers e marcas, com muitos retornos à capital francesa; A semana de Milão reviveu e relembrou a tradição italiana com shows majestosos e a New York Fashion Week prometeu um retorno triunfal para abrir o mês da moda, mas acabou ficando sem fôlego ao final da semana. Além disso, o evento que foi cancelado logo antes da pandemia, o MET Gala, também retornou após a NYFW, com o tema de Moda Americana.

Kanye West, Kim Kardashian e Demna Gvasalia

Kim Kardashian e Demna Gvasalia no Met Gala | Reprodução
Kim Kardashian e Demna Gvasalia no Met Gala | Reprodução

Kanye West, Kim Kardashian e Demna: três figuras controversas mas que definitivamente marcaram o ano na moda. A parceria entre Kanye West e Demna para a divulgação do DONDA foi grandiosa e se estendeu para uma parceria com Kim Kardashian, que resultou em inúmeros momentos de moda, incluindo sua aparição no MET Gala. Como resultado, a Balenciaga terminou o ano como a marca de moda de mais desejada, principalmente entre a Gen Z.

A grande virada da SPFW

Desfile de Lenny Niemeyer na SPFW N52
Desfile de Lenny Niemeyer na SPFW N52

Após ameaças de cancelamento e em meio às discussões sobre a real necessidade e relevância dos desfiles presenciais, a São Paulo Fashion Week 52 aconteceu em novembro no formato phygital e conseguiu dar uma grande virada baseada na inclusão de novas vozes entre os nomes do line up, com a edição mais diversa de sua história, nas passarelas e nos corredores do evento.

O desfile da Mile Lab

Sankofa - Mile Lab - SPFW N52 Foto: Ze Takahashi/ FOTOSITE
A estilista Milena Lima, ao final do desfile da Mile Lab na SPFW N52. Foto: Ze Takahashi/ Fotosite

Ao mesmo tempo em que a SPFW trouxe uma semana de moda mais inclusiva, vozes como a de Milena Lima, da Mile Lab, nos mostram que ainda há muito caminho há percorrer. Em seu desfile-manifesto no evento, a Mile Lab questionou a moda nacional e o apoio que estilistas periféricos recebem em um discurso que emocionou todos os presentes.

Perdemos grandes nomes da moda

Elsa Peretti, Virgil Abloh e Alber Elbaz
Elsa Peretti, Virgil Abloh e Alber Elbaz

Neste ano, a moda ficou em luto. A moda internacional perdeu grandes nomes, que apesar de não mais estarem em vida, permanecem vivos com seu legado, como Elsa Peretti, Alber Elbaz e Virgil Abloh.


Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×