As estilistas Laura e Lorena Andrade, vencedoras na categoria Moda da 1ª edição do Movimento HotSpot, apresentam, como parte do prêmio, uma coleção em parceria com a Riachuelo + um desfile no calendário oficial do São Paulo Fashion Week Inverno 2015, que acontece de 3 a 7 de novembro.
O desfile vai ser uma interseção, como as irmãs definem, da marca Llas com a Riachuelo e o Movimento HotSpot. Durante a apresentação, poderão ser vistas peças da coleção colaborativa com a fast-fashion, que chega às lojas da rede no dia 18 de novembro. A linha criada pela dupla mineira traz 23 peças, entre regatas, vestidos nadador, t-shirts básica e de alfaiataria, jaquetas bomber, calças justas e amplas e saias mini e rodada. Os tecidos são malha de algodão, tule, neoprene, crepe, sarja e linho encerado; e as cores incluem off-white, nude, preto, amarelo suave e rosa vibrante.
“Tínhamos interesse em patrocinar o Movimento HotSpot justamente para fomentar novos talentos e foi gratificante trabalhar com a Laura e a Lorena. Elas foram super detalhistas, participaram de todo o processo de desenvolvimento da coleção. Ficamos bem felizes com o resultado – jovem e ao mesmo tempo clássico”, diz a gerente de marketing da Riachuelo, Marcella Kanner.
Laura, formada em arquitetura, e Lorena, formada em design de moda, iniciaram a Llas em 2010 e, depois de um ano e meio terceirizando para outra marca, o que elas dizem que foi “uma experiência de mercado muito boa”, elas decidiram trabalhar em sua própria etiqueta. “Esse momento coincidiu com o Movimento HotSpot, então foi muito rápido. Depois que soubemos da inscrição, tivemos uma semana pra fazer a coleção do concurso, que chamamos de número 1”, conta Laura ao FFW.
A Llas está agora em sua quinta coleção e, com mais prêmios acumulados em concursos em Minas Gerais, tem trabalhado para se estabelecer no mercado. A marca, presente em 30 pontos de venda no Brasil (com planos de abrir uma loja própria), está transferindo sua estrutura produtiva do interior mineiro para Sorocaba, em São Paulo, para facilitar a logística da empresa, que ainda tem equipe enxuta, centrada na dupla de estilistas e em um sócio investidor.
“Como a empresa é pequena, temos que fazer um pouco de tudo. A criação, por exemplo, fazemos juntas. Temos um processo intuitivo – garimpamos coisas por todos os lugares e, no ateliê, a gente costura, corta, cria com os materiais em mãos. Trabalhamos com o que temos e fazemos aquilo acontecer”, explica Lorena. “Ainda estamos construindo nossa identidade e não queremos nos limitar, tanto que fazemos de roupas esportivas a noivas. Gostamos de ter essa liberdade, e gostamos de fazer uma moda positiva”, ela acrescenta.
O projeto “Em construção” de Laura e Lorena foi uma das 1.642 propostas inscritas, em 2012, no Movimento HotSpot, prêmio de inovação e criatividade idealizado por Paulo Borges, CEO da Luminosidade e diretor criativo do SPFW. Desde então, elas e outros selecionados de um total de 10 categorias (arquitetura, moda, beleza, cenografia, design, design gráfico, filme e vídeo, fotografia, ilustração e música) participaram ainda de um “tanque de ideias”, uma espécie de imersão criativa com a duração de três semanas, antes do anúncio dos vencedores.
“É muito legal essa oportunidade que o Movimento HotSpot dá, porque abre portas. Tivemos contato com pessoas maravilhosas, com profissionais do mercado que dificilmente a gente teria. Essa troca de experiência do festival, que durou um ano, foi um aprendizado que acelerou o desenvolvimento da marca. Eles não estão só dando dinheiro, estão dando todo o apoio. E o Paulo Borges vai ser diretor do nosso desfile. Como assim, né?”, elas comentam.
A próxima edição do Movimento HotSpot está programada para começar no ano que vem.