Richard Phillips, pintor do pop e das celebridades, ganha mostra em NY
Richard Phillips, pintor do pop e das celebridades, ganha mostra em NY
POR Redação

spectrum.abrejpg

“Spectrum” ©Richard Phillips

Richard Phillips é um desses artistas que assumem mesmo sua vertente, sem medo de ser feliz. No caso dele, são as pinturas comerciais, especialmente de celebridades e modelos. Nascido em Massachusetts, em 1962, seu estilo remete às figuras dos anos de 1950 a 1970, porém com uma pitada sacana, meio porn. Este ano, ele foi além dos quadros e fez dois curtas-metragens para a Bienal de Veneza, com Lindsay Lohan e a ex-atriz pornô Sasha Grey. E neste final de semana o artista ganha exposição no East Hampton, em NY, na livraria e galeria de arte John McWhinnie & Glenn Horowitz.

Na exposição estarão expostos trabalhos de 1999 – 2010, que têm ligação direta com uma de suas frases mais famosas: “Minhas imagens envolvem um tipo de beleza desperdiçada – o que sempre foi um tópico do meu trabalho”. Tish Wrigley, da “Another Magazine”, escreveu que em todas as imagens em exposição pode-se notar essa intenção do artista: “As figuras te encaram com olhares sem brilho, seios nus, buscando despertar sem interesse, seduzir sem mistério. Ainda assim, elas atraem. […] São interessantes apesar da beleza e sexualidade explícita, e não por causa delas”.

phillips_scout

“Scout” ©Richard Phillips

A mostra tem o nome de “Ponto de Venda”, referência mais do que óbvia ao interesse do artista pela veia comercial, em todas as formas, já que Richard Phillips, além de fazer do comercial sua arte, também faz sua arte no comercial, como suas parcerias com marcas tipo Lacoste, quando fez camisas pólo em conjunto com a “Visionaire”, bolsas para a Jimmy Choo, e MAC Cosméticos, quando repintou um famoso quadro seu, “Der Bodensee”, com produtos de uma coleção da MAC. Um de seus mais recentes jogos de marketing foi aceitar ter dois de seus quadros (“Scout” e “Spectrum”) fazendo parte da decoração do apartamento fictício da família Van der Woodsen, do seriado adolescente Gossip Girl, exibido no Brasil pelo canal “Glitz*”.

phillips_colaborações

O quadro original “Der Bodensee”, e após “make-up” com produtos MAC ©Richard Phillips

Ao escolher retratar celebridades, Richard Phillips vai fundo no conceito e não esquece aqueles mais desafortunados perante a crítica, como Robert Pattinson e Taylor Momsen. Tais quadros também estarão na mostra. Para Tish, é justamente a falta de esnobismo artístico que impregna ao trabalho do artista seu poder e humanidade. “Seus trabalhos não julgam, eles apreciam”, escreveu ela na “Another Mag”. O que move o trabalho dele é o paradoxo entre o sobrenatural e o esmagadoramente real, que fica ainda mais óbvio, segundo a jornalista, nos curtas-metragens que marcaram sua estreia na Bienal de Veneza de 2011.

Richard Phillips: Point of Purchase fica em exposição até 08/08, na John McWhinnie & Glenn Horowitz Bookseller.

+ Confira na galeria mais do trabalho de Phillips:

Não deixe de ver
Alexander McQueen: a história do designer chega aos palcos da Broadway, em Nova York
Entre a lei e o feed: por trás da estética da inocência em tempos digitais
Havaianas e Dolce & Gabbana lançam segunda coleção de chinelos