FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Ronaldo Fraga comove público do SPFW ao transformar tragédia de Mariana em poesia
    Agência Fotosite
    Ronaldo Fraga comove público do SPFW ao transformar tragédia de Mariana em poesia
    POR Camila Yahn

    Podemos dizer que os desfiles de Ronaldo Fraga são grandes acontecimentos, que ultrapassam as paredes das salas de desfile. São sempre os mais lotados, concorridos e aplaudidos. Por que? Porque as pessoas sabem que vão se emocionar, que serão tocadas pela sua delicadeza, seu humor e sua visão tão ampla e generosa de mundo. E nós, seres humanos, precisamos ser tocados.

    E foi o que aconteceu hoje, durante seu desfile chamado As Mudas, no último dia de SPFW. Não teve uma única pessoa que não tenha saído da sala diferente de como entrou. Muitas choraram, muitas se seguraram. Todas se levantaram para aplaudir, assobiar e gritar quando ele entrou para agradecer. Na verdade é a gente que precisa agradecer, pois dificilmente nos deparamos com experiências como esta.

    Pelas redes sociais vocês já viram as lindas roupas e também a participação de Marília Gabriela. Então aqui eu escrevo o que não pode ser visto, as sensações provocadas por tanta beleza.

    De certa forma, a tragédia de Mariana foi a inspiração para sua coleção. Não a tragédia em si, mas o processo de renascimento – ou a tentativa de – que tem ocorrido na região.

    Em um áudio antes do desfile, Ronaldo disse que foi atrás de bordadeiras locais e pediu que elas bordassem os jardins que ali existiam, para criar, através de suas roupas, a reinvenção desse lugar.

    Ronaldo Fraga

    Com imaginação amorosa e fértil, ele transformou Mariana em uma poesia audiovisual. Vestidos simples – no sentido de pureza e inocência – remetem a esse renascer, ornados por bordados aplicados diretamente nas peças em forma de coração e folhas, e um trabalho muito precioso de joias em folhas bordadas feitas pela artista Clarice Borian. Esse trabalho da Clarice é uma das coisas mais bonitas que vi em ornamentos recentemente. Assim como as músicas cantadas ao vivo por Lívia Nestrovski e o músico Fred Ferreira – Lívia é filha de outro grande talento, o compositor, músico e escritor Arthur Nestrovski.

    Durou apenas 15 minutos. Mas 15 minutos a flor da pele valem por uma eternidade.

    Agência Fotosite

    Agência Fotosite

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar