FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Saiba todos os detalhes da cenografia do SPFWTRANSN42 assinada por Kleber Matheus
    Saiba todos os detalhes da cenografia do SPFWTRANSN42 assinada por Kleber Matheus
    POR Redação

    Por Isabella de Almeida Prado

    A 42ª edição do SPFW, que começa no dia (23.10), no Parque do Ibirapuera, terá cenografia assinada pelo artista Kleber Matheus. O tema da semana de moda, que leva o prefixo “trans” no nome e fala sobre o cenário atual de mudanças, foi o ponto de partida para Kleber desenvolver os elementos arquitetônicos e artísticos que ocupam o parque.

    O neon, principal material de trabalho do artista há mais de 15 anos, é um dos destaques do cenário, que promete uma intensa experiência visual, com instalações que remetem a sensação de movimento e velocidades constantes. As paredes de madeiras claras, resgatadas da edição de 20 anos do evento, são suporte para as obras de neon, feitas com o material reciclado de outras instalações, e grandes murais com pinturas que levam muitas formas e cores, fazendo alusão à transição da moda brasileira.

    Veja abaixo a conversa com Kleber Matheus sobre os detalhes da cenografia do SPFWTRANS42.

    Qual foi o briefing que te passaram para a criação da cenografia?

    Integrar meu trabalho com neons nos espaços da SPFW e criar uma expêriencia visual e sensorial compondo luz, cor e formas com uma visão moderna de brasilidade. O  conceito de transição foi o ponto de partida para as instalações que sugerem, movimento, transformação e muita energia para esta edição.

    Como funcionou o processo criativo?

    Foram vários encontros com a direção da SPFW.  Discutimos o espaço, acabamentos e  olhamos para edições passadas para definir a arquitetura e resgatar alguns elementos que gostávamos e que funcionariam bem como suporte para o meu trabalho, como as paredes de madeira da edição de 20 anos. Elas são os suportes para as intalações de neons e pinturas murais que integram essa edição. Além disso definimos alguns códigos visuais que chamo de geometria de transição, uma sequência de diferentes formas e cores pintadas sobre a madeira das paredes que sugerem o momento de transformação da moda brasileira.

    Que elementos compõem a cenografia?

    Estamos usando 3 elementos básicos, luz com a utilização dos neons para compor obras murais e interferências na arquitetura do evento, pintura sobre a madeira criando painéis gigantes com as formas chamadas de geometria de transição, transparências como o acrílico para o logo que assina a edição e lonas trasnparentes nas paredes que integram o evento com a natureza do Parque do Ibirapuera.

    Como eles ocupam o espaço onde ocorrerá a próxima edição da semana de moda? 

    Na fachada teremos uma grande instalação com mais de 200 metros de neon e 8m de altura, será um grande facho de luz  no meio das árvores do Parque do Ibirapuera dialogando com a natureza e a arquitetura de Niemeyer. Depois logo na entrada um corredor de luz de 30m onde os convidados passarão por uma experiência sensorial de luz e sombra antes de descobrir a grande área de convivência do evento. Em uma das maiores paredes desta área estão as pinturas murais que sugerem transformação e trazem os convidados para essa atmosfera de uma exposição.

    O tema do SPFWN42 discute a transição e transformação, olhando para o cenário de mudanças da sociedade e da moda. Como percebemos essa temática no trabalho que você desenvolveu?

    A sociedade, o país e o mundo estao em transformação , meu trabalho como um todo também reflete estas mudanças seja na composiçãoo ou na maneira como ele é apresentado, na SPFW ele apresenta e sugere este estado de transição mais com certo otimismo.

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar