FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Saúde
    Saúde
    POR Redação

    ©Reprodução

    Aprovada em março de 2012, a lei israelense que bane modelos com IMC (Índice de Massa Corporal) abaixo de 18,5 entrou em vigência nesta terça-feira, primeiro dia do ano. À parte à proibição de que sejam contratadas profissionais consideradas “mal nutridas” pelos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS), a nova regulamentação estipula que imagens manipuladas digitalmente com o intuito de emagrecer as mulheres retratadas venham advertidas em quaisquer gêneros de publicações editoriais.

    O cálculo do IMC é feito a partir da divisão do peso (em kg) de alguém por sua altura (em metros) ao quadrado. 18,5, como demanda a lei israelense, é o limite mínimo para ser considerado saudável de acordo com a OMS; para que uma modelo de 1,73 m possua o IMC de 18,5, portanto, ela deve atingir pelo menos 53,9 kg. De acordo com o estabelecido pelo Knesset (Parlamento de Israel), porém, não basta pesar, é preciso provar: quando comparecerem a um casting, as modelos devem levar consigo um atestado médico que certifique suas “condições de trabalho”.

    Israel, no entanto, não é o primeiro país a aprovar uma lei que proíbe a contratação de modelos abaixo de um certo peso. Após casos notórios de anorexia, bulimia e até do falecimento de new faces em virtude dessas doenças, a Espanha e a Itália criaram medidas para regular o problema: na semana de moda de Madri, por exemplo, não é possível encontrar modelos com IMC abaixo de 18, enquanto em Milão só se desfila com IMC a partir de 18,5.

    Nos Estados Unidos não há nenhuma legislação referente ao peso das modelos, mas o CFDA (Council of Fashion Designers of America) criou um programa baseado em recomendações de nutricionistas, educadores físicos e especialistas em transtornos alimentares. O que a instituição prega, segundo Steven Kolb, CEO do CFDA, é desenvolver, conscientizar e educar o mercado local. Como reflexo de tais medidas, a “Vogue” lançou em maio de 2012 a The Health Iniciative, que é uma espécie de compromisso entre suas edições internacionais para incentivar a utilização de “modelos saudáveis” e promover entre suas leitoras uma imagem corporal também mais saudável.

    Não deixe de ver
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal