Saul Nash é o ganhador do Woolmark Prize 2022

Estilista levou o prêmio principal para casa e o duo Mmusomaxwell foi agraciado com o prêmio Karl Lagerfeld de inovação

Foto: Lillie Eiger / Courtesia Woolmark
Foto: Lillie Eiger / Courtesia Woolmark

O Woolmark Prize, que já premiou nomes como Yves Saint Laurent, teve um novo ganhador na última noite. Ao hall de vencedores do prêmio para novos talentos, fundado pela associação de lã Merino Australiana, se junta o designer Saul Nash, com o prêmio principal de 144 mil dólares, ao lado de Maxwell Boko e Mmuso Potsane, que ganharam o prêmio Karl Lagerfeld de Inovação e seus 72 mil dólares.

Ambos vencedores foram avaliados pela banca julgadora composta por Sinéad Burke, Edward Enninful, Pieter Mulier, Riccardo Tisci e Nadège Vanhee-Cybulski, sendo selecionados a partir dos 7 finalistas anteriores, a partir de suas coleções focadas na lã.

Filho do coletivo Fashion East, Saul Nash é baseado em Londres e formado pelo Royal College of Arts, tendo fundado sua marca em 2018. Sua estética traz um menswear com fortes inspirações no sportswear, muito devido ao seu background na dança.

Look de Saul Nash | Cortesia Woolmark
Look de Saul Nash | Cortesia Woolmark

Sua coleção de Inverno 2022, que continha boa parte das peças desenvolvidas para o Woolmark Prize buscava inspiração na sua ascendência afro-caribenha e na espiritualidade. O designer também afirmou que deve usar o prêmio para contratar mais pessoas e expandir sua marca comercialmente.

Já Maxwell Boko e Mmuso Potsano levaram para casa o prêmio Karl Lagerfeld de inovação, pela sua marca Mmusomaxwell, dedicada à produção slow-fashion, em pequena escala a prezando pelo uso de materiais naturais e artesanal.

Peças do duo Mmusomaxwell | Reprodução Vogue US
Peças do duo Mmusomaxwell | Reprodução Vogue US

Outros finalistas do prêmio incluiam Ahluwalia, Egonlab, Jordan Dalah, Peter Do e Rui Zhou.

 

 


Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×