Paris fecha a temporada de semanas de moda em grande estilo. Sempre difícil escolher o que ver – são cerca de cem desfiles – e o que fazer durante a fashion week mais glamourosa do mundo, que nesta edição do Verão 2016 europeu acontece de 29/9 a 7/10. Para facilitar a sua escolha e/ou te manter informado, eis uma lista de nove destaques da estação, dentro e fora das passarelas. Acompanhe as coleções na nossa página de Desfiles e as novidades no site, ao longo da semana.
1. Au revoir, monsieur Wang
Esta é uma temporada parisiense de estreias e despedidas. Alexander Wang se encaixa no segundo caso, ao assinar sua sua última coleção como diretor criativo da Balenciaga, na próxima sexta (2/10), depois de cerca de três anos na marca (ele substituiu Nicolas Guesquière em 2012). Após a despedida, Wang deixa a cadeira vaga, ainda sem nome confirmado para assumi-la, e vai cuidar da grife própria, que acaba de completar dez anos.
2. Hussein Chalayan na Vionnet
Hussein Chalayan, que antes assinava a linha demi-couture da Vionnet, apresenta sua primeira coleção à frente do prêt-à-porter da marca. Instituição da moda mundial, rainha do viés, a Vionnet tem nas mãos de Chalayan chance considerável de voltar ao seleto grupo das maisons influenciadoras da moda a partir desta coleção.
3. Irmãs Olsen
A The Row, grife das gêmeas Mary-Kate e Ashley Olsen, que ganharam o CFDA Fashion Awards de 2015 como designers do ano na categoria moda feminina, estreia nas passarelas da semana de moda de Paris nesta edição.
4. Courrèges
O duo Sebastian Meyer e Arnaud Vaillant, criadores da marca francesa Coperni, estreiam na Courrèges nesta temporada. Se depender do que vinham fazendo na grife própria, criada em 2013, o design clean preciso e contemporâneo com toques ali e aqui de um volume arquitetônico multifacetado cairá muito bem e pode marcar o início de uma boa fase na Courrèges, a famosa criadora da minissaia nos anos 60.
5. Hip hop na Colette
Com abertura nesta terça (29), a mostra “Walk This Way” acontece até 28 de outubro na Colette, com as fotos da francesa Sophie Bramly, retratando o início do movimento hip-hop e de street art de Nova York.
6. Brooklyn no Bon Marché
Mais um motivo para visitar a melhor loja de departamentos de Paris: o Le Bon Marché celebra, até o dia 17 de outubro, a cultura e os produtos made in Brooklyn (NY). Itens de moda, decoração, perfumaria, design, entre outros, estão à venda em vários andares da loja, que ainda tem instalação artística e uma área em sua famosa Grande Epicerie de Paris dedicada à gastronomia do bairro nova-iorquino.
7. Hermès no rio Sena
“Dans l’œil du flâneur” faz parte dos eventos com o tema da Hermès para 2015 (todo ano a maison escolhe um diferente): Invitation à la Flânerie (algo como Convite para Flanar). A exposição acontece durante a semana de moda, até o dia 5 de outubro, ao longo dos Berges de Seine, nas margens do rive gauche (metrô Port de Solférino), gratuita, e traz objetos que caracterizam um flâneur da coleção particular de Emile Hermès, o fundador da maison, como bicicletas, relógios, malas, anotações de viagem e baralhos, acompanhados de roupas e acessórios da maison francesa.
8. Lanvin em fotos
A Maison Européenne de la Photographie recebe, até o dia 31 de outubro, uma edição de Alber Elbaz das fotografias que ilustram o universo da Lanvin, num exposição intitulada “Alber Elbaz – Lanvin Manifeste”. Ensaios, imagens de backstage, detalhes de roupas e momentos marcantes de desfiles fazem parte das 350 fotos intimistas registradas por Katy Reiss, But Sou Lai, Mark Leibowitz, James Bort, Juliette Da Cunha e Alex Koo. Há também uma instalação de vídeos com cenas de backstage de desfiles e outras sequências referentes às inspirações da marca.
9. New generation
Como parte da semana de moda de Paris e lançamento do guia da Editora Chêne “Le Dressing de Rêve des Parisiens” (algo como “vestir o sonho parisiense”), até 31 de outubro a loja-conceito Paris Rendez-Vous – que tem como objetivo apoiar o savoir-faire dos designers parisienses –, na Rue de Rivoli, 29 (Marais), mostrará a exposição homônima, com entrada gratuita. O objetivo é revelar o trabalho de 50 jovens marcas de roupas, acessórios e design de objetos dessa nova geração de criadores, franceses ou não, que vivem e criam em Paris – o que renova a energia da capital da moda. Além da exposição, a Singer oferece, todos os sábados, workshops gratuitos de como personalizar peças e “criar o seu sonho parisiense”. A direção artística da exposição é da ilustradora Tiffany Cooper, autora do livro Karl’s Secret, com os “segredos” de Karl Lagerfeld em forma de ilustração.