FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    #SemanadoDesign: ‘Design copiado é que deu certo’, diz Rosita Missoni
    #SemanadoDesign: ‘Design copiado é que deu certo’, diz Rosita Missoni
    POR Redação

    Por Juliana Lopes, de Milão

    A solidez da família Missoni parte de Ottavio e Rosita Missoni, fundadores da marca. Até 12 anos atrás era ela o alicerce da criação de moda “para vestir o corpo”. Assim que o comando foi entregue à sua filha, Angela Missoni, Rosita passou a dedicar-se a peças de decoração de interiores. Interiores para morar, passear, visitar. Na montanha, na cidade, na praia. Todas as cores, flores, listras e ziguezagues – agora também pixels, como um dos patterns – são pensados e “sentidos” por ela.

    Em entrevista exclusiva ao FFW direto da Semana de Design de Milão, Rosita Missoni falou sobre criação, inspiração, referência e cópias.

    Como foi a transição da moda para o décor?
    Moda sempre foi nosso território. Nos afirmamos na criação da vestimenta, começamos assim e é nosso grande centro. Mas a moda está em tudo. Percebemos que nossa casa também era, no final das contas, uma casa de moda. E, há 12 anos, quando minha filha Angela assumiu a criação de moda da Missoni, eu fiquei bastante empolgada em começar a cuidar da coleção para a casa. As peças que tínhamos até então eram boas, mas apenas comerciais. Era algo que vendíamos, mas que não usaríamos, sabe? Então isso foi preciso mudar e hoje as peças de casa tem a mesma importância.

    Você acredita que existe um limiar entre as duas searas?
    A fronteira, na verdade, nunca existiu. Você pode perceber que estilistas colecionam design, respiram design. Na casa de estilistas sempre encontramos peças de coleção de design importantes, não é mesmo? Estamos rodeados por isso. Eu cresci num ambiente assim. Me acho sortuda por isso. Porque trabalho com beleza e me divirto.

    A inspiração para o design de interiores vem do acervo de moda da Missoni?
    Sim. E muitas vezes olhamos peças de coleções de roupas para transferir para a coleção de casa. Estamos sentadas agora em almofadas que têm estampa de uma das coleções masculinas passadas. O modo como crio e me inspiro continua sendo o mesmo.

    rosita-missoni-ffw

    E como é esse “modo de criar”? Qual o caminho?
    (Suspira) Bem, o caminho está em tudo… São antenas que temos. E confio nas sensações que temos quando escolhemos as cores, os desenhos. Olhamos em volta, sabe? Quando começamos a desenvolver a moda para a casa muita gente copiou! Muita mesmo! De um lado você pensa que é chato. Claro, pode incomodar ver que as pessoas te copiam. Mas por outro lado, se alguém te copiou é porque é bom. E isso é uma confirmação. Design que foi copiado é porque deu certo.

    MISSONI HOME
    Viale Elvezia, 22
    Milão, Itália

    Acompanhe a hashtag #SemanadoDesign no perfil do FFW via Twitter.

    A semana do design vai do dia 13 ao dia 19 de abril em Milão.

    + Informações sobre o Salão do Móvel de Milão: cosmit.it

    + Informações sobre o Fuorisalone: fuorisalone.it/2010

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!