Ainda sem saber por quanto tempo a quarentena será mantida, as semanas de moda masculina e de Alta Costura, que aconteceriam em junho e julho, respectivamente, foram canceladas ou adiadas.
O Conselho de Administração da Federação da Alta-Costura e da Moda anunciou nesta sexta(27.03) que a semana de moda masculina de Paris, previamente marcada para 23 a 28 de junho, e a Semana da Alta-Costura, programada para 5 a 9 de julho, não ocorrerão. Eles ainda informaram que estão trabalhando em possíveis alternativas.
Ja a semana masculina de Milão será adiada e integrada a semana feminina, marcada para setembro. Porém, a Camera Nazionale della Moda Italiana disse em um comunicado que está trabalhando em alternativas digitais para os desfiles de junho para que a temporada de compras possa permanecer dentro do cronograma. Se até lá as coisas melhorarem, pode ser possíveis fazer atendimentos individuais entre marcas e buyers.
O mesmo acontece com as semanas masculinas de Londres e Nova York, que serão canceladas, mas ainda estão sendo repensadas pelas organizações para impactar as marcas o menos possível.
Este é um momento delicado para a moda porque, independente de desfiles acontecerem ou não, certamente o volume de compras será menor, tanto por parte de consumidores quanto por parte de multimarcas.