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    Camila Yahn durante sua masterclass sobre jornalismo e crítica

    Senac Lapa Faustolo e FFWaprender marcam presença na SPFW N54

    Escola levou a sala de aula para dentro do evento de moda com serie de masterclasses e o Senac Moda Informação

     

    Senac Lapa Faustolo e FFWaprender marcam presença na SPFW N54

    Escola levou a sala de aula para dentro do evento de moda com serie de masterclasses e o Senac Moda Informação

     

    POR Redação

    Durante a última edição da São Paulo Fashion Week, encerrada no domingo (20/11), a escola Senac Lapa Faustolo e o FFW Aprender se juntaram para realizar quatro masterclasses com experts da moda nacional. Durante quatro dias, eles compartilharam suas perspectivas e experiências no mercado afim de enriquecer o currículo dos alunos inscritos e ampliar o network dos que estão iniciando sua trajetória na indústria.

    Entre os quatro temas das aulas, o “Metaverso e Moda” foi o assunto do primeiro dia, guiado por Giovanna Casimiro e Joy Pires, criadoras da Metaverso Fashion Talks. A dupla mergulhou no conceito de metaverso e suas possibilidades para o futuro da criação de moda. 

     

     

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    Day Molina, artista, estilista e stylist indígena, trouxe para os alunos suas vivências sobre moda e ativismo, uma pauta tão atual e relevante. “Chegamos em um tempo em que não existe moda interessante se a gente só falar de roupas. É importante descentralizar a imagem criativa de moda e descolonizar esses espaços de moda que são historicamente eurocêntricos” afirmou ela durante a aula.

    No dia seguinte, a terceira aula foi guiada por Luiza Tiezzi, gerente do núcleo de pesquisa de moda da Renner, que abordou a curadoria de tendências e previsões futuras. Para a profissional, a troca com os alunos durante a aula foi de grande valor, especialmente pela grande presença de jovens que estão no início de suas trajetórias e tem grande curiosidade sobre como funciona na prática a pesquisa e identificação de tendências, num cenário em que a velocidade das informações mais confunde que esclarece o que faz sentido para cada marca ou negócio.

    Esse tema em específico, atraiu diversos públicos que buscavam mais informações sobre como as tendências moldam a sociedade, não apenas no campo da moda. É o caso de João Lucas Versiani, chefe de cozinha. Ele, que não é da moda, relata que conseguiu assimilar aquilo que a palestrante de tendências trouxe à sala de aula. “Aqui consegui fazer um paralelo entre a alta gastronomia e a alta costura, por exemplo. Quando a gente vai montar um prato, temos que pensar nas cores, nos ingredientes mixados entre si, e claro, buscar saber as demandas do público, pois primeiro se consome pelos olhos”. 

    Para Marcos Hippi, que atua no varejo, a aula ofereceu diversos ensinamentos que ele pretende aplicar no seu dia a dia e em seus estudos no curso de marketing pelo Senac. “O mercado de tendência é um nicho que representa o futuro do mercado de moda e varejo como um todo. Com a aula de curadoria de tendências vou conseguir aplicar no meu dia a dia e nas áreas que trabalho”, nos contou ao final do evento. 

    A editora do FFW Camila Yahn trouxe o tema “jornalismo crítico de moda”. Entre os alunos, jovens nomes que trabalham com comunicação vieram em busca de entender quais são os caminhos para se produzir um conteúdo de moda de qualidade e com senso critico. “As orientações dadas por esta masterclass deram profundidade para quem nunca teve oportunidade de escrever sobre moda antes mas tem vontade de começar. Eu levarei para a vida todos os exemplos que Camila apresentou, principalmente como profissional e estudante de pós graduação de moda”, nos contou Rebeca Dias, que é formada em jornalismo e se inscreveu na aula pelo interesse de imprimir em seus textos uma visão mais crítica e refletir os impactos sociais na moda com profundidade.

    Foram quatro dias intensos de muito aprendizado e trocas entre estudantes e profissionais em temas que evidenciam a importância do ensino e o interesse das novas gerações em aprofundar seus conhecimentos para se prepararem melhor para a entrada no mercado de trabalho com o pé direito.

    Senac Moda Informação também fez parte da programação da SPFW

    O Senac Moda Informação (SMI), promovido pela escola há 29 anos – conectando nomes de referência da área de moda aos estudantes e futuros profissionais-, retornou ao formato presencial, no dia 17/11, após dois anos. Dessa vez, de maneira inédita, ocupando a sala de desfile da SPFW montada no Shopping Iguatemi SP. Durante essa tarde, a pesquisadora Iza Dezon conduziu uma palestra com três questionamento para debater Macrotendências de Comportamento: Amélia era mulher de verdade? Envelhecer é tabu? Quem te ensinou história?

    Na sequência, a jornalista Maria Rita Alonso mediou um bate-papo com especialistas da área, na companhia de Ana Sudano (docente da escola, estilista e idealizadora do evento Brasil Eco Fashion Week), da estilista Angela Brito e do diretor criativo e stylist Dudu Bertholini.

     “Para mim, falar sobre tendência, hoje, é falar por uma perspectiva macro, por uma perspectiva de comportamento.” afirmou – Dudu Bertholini durante sua participação.

     

    Para quem não conseguiu comparecer ou para quem gostaria de rever o conteúdo, a transmissão do evento está disponível no youtube do Senac São Paulo.

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