FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Série SPFW N47 Estreias: estilista de 24 anos desfila com sua marca Neriage
    Série SPFW N47 Estreias: estilista de 24 anos desfila com sua marca Neriage
    POR Camila Yahn

    Uma das mais jovens integrantes da próxima edição do SPFW é Rafaella Caniello, 24, que estreia no calendário com a Neriage, marca feminina e artesanal. O evento acontece entre 22 e 27 de abril*.

    A Neriage tem apenas três anos de existência, mas quem a acompanha desde o início, consegue perceber uma evolução técnica dentro de uma consistência criativa. Rafaella parece muito segura do que faz, onde quer chegar e como.

    Tanto que essa coleção que vem por aí, dá início a um novo momento em sua marca ao mesmo tempo em que fortalece sua identidade – Rafaella está olhando para sua origem desde o trabalho de TCC, trazendo elementos que remetem ao seu início. “Não quero ficar lançando uma coisa diferente a cada coleção, quero fortalecer a minha história, mas claro, imaginada de formas diferentes e sempre mostrando evolução”, diz ao FFW.

    Até há pouco tempo, as coleções da Neriage eram numeradas e a partir de agora ganham nomes. O novo trabalho chama-se Ensaio Sobre Nós. “Gosto da palavra ensaio porque soa uma coisa mais natural, determina uma não expectativa”. Mas também olha para tudo o que já aconteceu e as pessoas que passaram pelo caminho da marca. “Sempre falo que a Neriage é feita por pessoas, é isso o que faz diferença no meu trabalho, a junção de várias pessoas incríveis que trabalham com a gente”.

    A temática da coleção tem a ver com movimento, num sentido amplo. Ela buscou apoio no livro O Ar e os Sonhos, do filósofo Gaston Bachelard, que fala muito sobre a necessidade de devaneio. “No momento em que estamos, há essa necessidade de sair do lugar comum e olhar as coisas de outra maneira”, explica. No sentido mais literal e físico, o desfile traz algumas referências da dança.

    Rafaella Caniello / Cortesia

    Rafaella Caniello / Cortesia

    Para o desfile, Rafa montou uma equipe “girl power” com Renata Correa no styling (“ela está sendo muito mais que uma stylist pra gente), Vanessa Rozan na beleza (“sempre trabalhamos juntas, ela faz parte da nossa história) e sua amiga Erika Linq na trilha, que é produtora musical.

    Fora das passarelas, Rafaella cuida de toda a operação da grife com a ajuda de somente uma pessoa, sua amiga, braço direito e artista têxtil Priscila Casna. “Somos uma marca de duas pessoas, então é muita demanda. Ao mesmo tempo, olhamos para o que fazemos e falamos: ‘nós duas somos capazes de fazer tudo isso!'”

    E mesmo com a estrutura bem pequena,  a estilista está confiante de que era a hora certa de dar esse passo. “Estamos colocado a marca em um novo momento, de evolução natural das coisas. Então é uma oportunidade pra mostramos nosso amadurecimento e a valorização dos nossos processos, além de ter um alcance maior e falar com um público que ainda não nos conhece”. E apesar de citar o novo momento da moda global com muito mais abertura às marcas jovens, ela também não se esquece das marcas em que se espelhou ainda estudante e que hoje estarão lado a lado no SPFW, como Gloria Coelho e Flavia Aranha.

    “Sou muito dedicada e me cobro muito. Com essa oportunidade, sei que a responsabilidade aumenta e meu principal desafio está aí: lidar com essa responsabilidade, lidar com a expectativa e ainda fazer um trabalho real que me represente”.

    *O SPFW acontece de 22 a 27 de abril no espaço Arca e terá cobertura completa do FFW.

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar