FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Sneaker Couture: Chanel e Dior detonam febre ao colocar tênis nas coleções de Alta-Costura
    Sneaker Couture: Chanel e Dior detonam febre ao colocar tênis nas coleções de Alta-Costura
    POR Camila Yahn

    O tênis no desfile de alta-costura da Chanel ©Imaxtree

    Enquanto acontecia o desfile de alta-costura da Dior, na segunda, as fotos no Instagram pipocavam. Em vez de vestidos gloriosos, a imagem mais postada foi a dos tênis bordados com cristais e pedras coloridas.

    Pula para esta terça de manhã, desfile da Chanel. Qual não é a surpresa do público ao ver todas as modelos de tênis. E algumas ainda levavam joelheiras, cotoveleiras e bolsas pochete, criados como acessórios-joia.

    Funcionais ou não (acho que só a Cara Delevingne vai andar de skate com a joelheira da Chanel), essa coleção detona uma nova febre do Sport Couture, ou ainda, juntando forças com a Dior, do “sneaker couture”.

    Raf Simons, diretor criativo da Dior, optou por trocar o teatral pelo real. “Como um designer você tem a responsabilidade de fazer os dois: instigar a imaginação e a fantasia das mulheres com o show, mas também dar a elas um pouco de realidade”, ele disse ao “WWD”. Ele fez uma conexão entre as mulheres artesãs que fazem as roupas no ateliê da Dior e as clientes.

    O tênis ornamentado na alta-costura da Dior ©ImaxTree

    Na Chanel, o mix que Lagerfeld faz tão bem de tons pastel em saias, tops, vestidos e jaquetas lindamente bordados, com uma série de vestidos de noite no final, luxuosamente ornamentados ao som ao vivo de Sébastien Tellier (que fez um show lindo em SP em 2009). Tênis em todos os looks. Lily Allen e Tilda Swinton, na primeira fila, devem logo aparecer com o seu modelo por aí.

    É certo que faz algum tempo que a alta-costura se parece cada vez mais com o prêt-à-porter. Há a necessidade de modernizar as peças, não estacionar a alta-costura no tempo. Afinal de contas, a moda é sempre um reflexo dos tempos e a alta-costura, por mais que seja feita para fazer girar a engrenagem dos sonhos, também pode ser mais usável, sem sacrificar a qualidade pela qual ela é conhecida (e cobrada). Como observou com bom humor o “WWD”, “mulheres delirantemente ricas também precisam de roupas funcionais”.

    Estamos entrando na Alta-Realidade? Duas das principais marcas do mundo já deram a dica. E quando elas compartilham uma mesma ideia e trazem um novo olhar para os acessórios de luxo, pode esperar que vire uma febre anunciada. Ninguém duvida que esses tênis e até mesmo a pochete já nasceram para ser hits.

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar