28.10.2020 / Moda / por

SPFW 25 anos: estreias > conheça a Freiheit

preview da coleção da freiheit que será apresentada na spfw 25 anos
preview da coleção da freiheit que será apresentada na spfw 25 anos

O São Paulo Fashion Week acontece em formato inédito e 100% digital entre os dias 4 e 8 de novembro e, entre as novidades, veremos a estreia de seis marcas no calendário do evento. A Freiheit, palavra que significa liberdade em alemão, de Marcio Mota, designer brasiliense radicado em São Paulo é uma das aguardadas estreias da edição comemorativa do evento. A marca que está apenas na segunda coleção, funciona no modelo de ateliê com peças feitas em poucas quantidades, foco na qualidade e no trabalho quase artesanal.

Uma curiosidade sobre a apresentação da Freiheit no SPFW: o styling será assinado por Alexandre Herchcovitch.

o designer e diretor criativo marcio mota
o designer e diretor criativo marcio mota

Conheça mais sobre a marca em nossa conversa com Marcio abaixo:

O que define a Freiheit em termos de estilo e propósito?

A principal característica da marca é a busca pela profundidade conceitual e intelectual. Na roupa isso se reflete em modelagens amplas e quadradas que se adequam a qualquer corpo. Construí na verdade um sistema de modelagem a partir de um grid.

Meu propósito é fazer um design autoral e de qualidade, controlando a cadeia ‘do fazer a roupa’ para garantir que tudo nasça alinhado com os princípios da marca. Acredito muito nos processos manuais e transparentes e é por isso abrimos o atelier e o processo criativo ao público. Valorizo o poder do fazer com as mãos e no tempo correto para que a criatividade floresça de maneira livre.

 

> Saiba tudo sobre a edição digital do SPFW

O que você está planejando para sua estreia?

Planejamos uma coleção chamada Flagwear (Bandeiras de Vestir) e jogamos subliminarmente com as bandeiras da marca que simbolizam liberdade. Bandeiras essenciais de serem levantadas por todos nos dias de hoje. Os grafismos geométricos foram incorporados as roupas de forma racional criando recortes e encaixes coloridos por toda a coleção.

Como está sendo criar uma apresentação digital? O lado positivo e desafios.

Foi uma experiência muito rica cuidar da gravação do vídeo. O processo entretanto foi complexo pois contou com diversas mãos para seu desenvolvimento.

O que significa para sua marca agora estar no line up do SPFW?

Significa reconhecimento e conquista. Sinto que estou entrando numa fase nova da marca mais robusta e madura.

Como você vê o futuro da criação de moda?

Vejo que ele pertence aos pequenos, aos autorais, aos apaixonados pelo fazer moda. É isso que estamos precisando resgatar, o fazer da moda à moda antiga.

A apresentação da Freiheit acontece dia 7.11, às 20h30 e será transmitida ao vivo no @spfw. Você poderá acompanhar tudo também pelo FFW.


Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×