FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    SPFW 25 ANOS: o resumo do último dia do evento virtual
    Frame da apresentação de Isaac Silva
    SPFW 25 ANOS: o resumo do último dia do evento virtual
    POR Vinicius Alencar

    Entre desafios, novas perspectivas e dilemas que surgiram com o novo formato do SPFW, foi interessante ver as interpretações de cada marca. Na sequência você confere um resumo do que aconteceu no último dia do evento.

    Apartamento 03

    Em março passado, Luiz Claudio estava trabalhando em uma nova coleção, mas assim que a pandemia se instaurou, o estilista preferiu adiar o lançamento. “As roupas foram embaladas, e lá ficaram guardadas à espera dos corpos”, revelou em seu release.

    Intitulada “Breu”, a apresentação da Apartamento 03 resumiu o sentimento desconfortável do isolamento e todas as questões que surgiram desde então. Para materializar essa sensação, o estilista convidou Luiz Matoso e Paulo Raic, que assinam o roteiro, norteado pela obra de Saramago. Em conversa com o FFW, Luiz disse que a coleção foi inteiramente reformulada. São interessantes os plissados e o macacão com babados aplicados.


    View this post on Instagram

    A post shared by São Paulo Fashion Week (@spfw) on

    Gloria Coelho
    Para construir sua coleção em 2020, Gloria Coelho olhou para o século passado. Parece distante, né? A estilista afeita ao retro futurismo, pegou diferentes interpretações sobre o tema desde 1970 até a chegada do ano 2000. A bolsa prateada, que vira colete alongado, é uma peça que resume bem o lançamento de verão 2021 da marca.

    Aluf 
    Mesmo jovem, a estética da Aluf já é facilmente reconhecida. Ana Luisa Fernandes trabalha com destreza nos volumes, na modelagem ampla e com os tecidos encorpados. O filme “Lugar Comum” é uma boa extensão dos seus códigos, nele há interferências 3D, efeitos especiais e outros atrativos, porém continuamos olhando para suas roupas com detalhes preciosos e acabamentos cuidadosos.

    A manga bufante do vestido listrado mesmo surgindo no virtual faz a gente desejar ver de perto. O mesmo acontece com os looks que carregam uma trama vazada e ultra delicada. Como bem disse Luisa logo após a apresentação, o digital não deve competir com a realidade, mas completá-la.

    Veja todos os looks.


    View this post on Instagram

    Os estudos de proporções e volumes feitos pela @aluf_____ de @analuisafern.andes aparecem mais uma vez nesta temporada. “Como criar novas formas de comunicar, envolver e expressar sentimentos e ideias nesse contexto de mundo em que a experiência física não se faz mais possível?”, questiona a estilista. Em seu fashion film, Fernandes estuda o inconsciente através de diversos trabalhos em busca do autoconhecimento. Sua coleção é dividida em três partes: a primeira, composta apenas de tecidos crus, como uma tela em branco; logo depois temos os tons neutros evoluídos que ganham listras e brilhos; já no terceiro momento, a marca explora profundidades, com tecidos de trama de linho vazado. Assista ao desfile no IGTV. #spfw25anos #spfw #bancodamoda #santanderbrasil #soudealgodao #ChilliFashionWeek #IguatemiDaily #MelissaSPFW #MelissaSustentabilidade #inmod

    A post shared by São Paulo Fashion Week (@spfw) on

    Angela Brito
    Angela Brito compartilhou uma perspectiva bem pessoal de Cabo Frio, arquipélago localizado no noroeste da África. O Panu di terá, que consiste em um trama elaborada com texturas impressas pelo próprio tear, é um dos protagonistas e também a espinha dorsal da coleção, chamada “Identidade”.

    É enriquecedor ver enaltecimento desse ofício ancestral africano, especialmente nessa edição do SPFW, onde tantas marcas se dedicaram a técnicas manuais. Mesmo tendo resgatado a indumentária da região, a estilista modernizou essas imagens e símbolos com zíperes, aviamentos e modelagens evasê.

    Veja todos os looks.


    View this post on Instagram

    A post shared by São Paulo Fashion Week (@spfw) on

    Neriage
    De assistir sem piscar os olhos, assim que ficamos com Lampejo, apresentação da Neriage de Rafaella Caniello, que se inspirou no livro “Minha casa é onde estou” de Igiaba Scego. Se no vídeo assinado por Paulo Vainer ficamos envolvidos com os movimentos e a cartela vibrante, nas fotos de Mariana Maltoni conseguimos visualizar com mais clareza o desejo da estilista de explorar o conceito de casa.

    Os plissados tão característicos da marca apareceram – o casaco-vestido azul royal é um belíssimo exemplo dessa assinatura. O look com top bicolor e calça com nervuras também merece uma menção especial. Os máxi chapéus foram co-criados em parceria com as mulheres indígenas da etnia Warao. Vale dizer que as frases que aparecem na apresentação foram escritas pela artista visual Verena Smit.


    View this post on Instagram

    A post shared by São Paulo Fashion Week (@spfw) on

    Isaac Silva
    Isaac é fiel à sua verdade e generoso em compartilhar sua visão de mundo. Esse mundo é inclusivo, colorido, poético. Mulheres sempre inspiraram o designer e nesta temporada, ele olhou para uma figura conhecida entre os brasileiro, Iemanjá, e outra bem pessoal, sua tia Jacira. A história repleta de simbologia e com um olhar intimista se mistura e ele insere com suavidade sua vivência sobre o tema.

    Crenças, família, sentimentos… tão difíceis de materializar para alguns, parecem ser algo simples para Isaac. A alfaiataria alongada em tons claros deu às caras, são especiais os vestidos com estampas coloridas, quase uma pop art com sotaque baiano. Sua apresentação teve um tom documental, mas mostrou todas as suas apostas criativas com clareza.


    View this post on Instagram

    A post shared by São Paulo Fashion Week (@spfw) on


    View this post on Instagram

    A post shared by São Paulo Fashion Week (@spfw) on

    Ronaldo Fraga
    O estilista mineiro fez uma apresentação onde a moda, o legado de Zuzu Angel e, consequentemente, a sua carreira foram auto-referenciadas. Famoso por sempre inserir elementos lúdicos, Ronaldo pôde explorar isso ainda mais nesta edição, que foi composta apenas por formatos digitais.

    A partir de um depoimento pessoal e tendo como ponto de partida a coleção que desfilou há 20 anos, no SPFW, o vídeo reuniu um ótimo conteúdo histórico e proporcionou um encerramento que causou emoção entre os expectadores, que acompanharam a exibição ao vivo no canal do evento.



    View this post on Instagram

    Vinte anos atrás, @fragaronaldo apresentou seu primeiro desfile sobre Zuzu Angel. Recapitulando rapidamente: Zuzu Angel foi uma costureira – como gostava de ser chamada – que foi morta pela ditadura militar brasileira ao buscar respostas sobre seu filho Stuart. A gota d’água veio quando apresentou uma coleção de vestidos de linho com anjinhos de asas quebradas e pequenos canhões atirando flores. Desde então, Zuzu virou uma causa. A lembrança da mulher que bateu de frente contra a repressão militar violenta no Brasil e, por conta disso, perdeu sua vida, volta ao imaginário do estilista mineiro em tempos duros. “Nós estamos no mesmo lugar, Zuzu”, declama o estilista em um texto forte e emocionante relembra uma mulher que quebrou com os códigos europeus da moda do Brasil na época e trouxe os costumes do nosso país para debaixo dos holofotes. Hoje, os filhos assassinados da costureira são índios, trans, negros. O Brasil como um todo. @fragaronaldo reinterpreta a estampa de sua coleção de 2001 e apresenta peças feitas em rendas Renascença da Paraíba e Richelieu de Mariana (MG) e uma história que faz paralelo com o contexto sócio-político que vivemos hoje. “Eu nunca imaginaria que aqueles que mataram Zuzu Angel estariam de volta ao poder”. @fragaronaldo se mostra, mais uma vez, um poeta dos tecidos, dos momentos e dos contextos e apresenta uma coleção em 3D de vestidos simples, mas fortes. Assim como na maioria de seus desfiles, a roupa fica em segundo lugar e abre alas para um show onde os assuntos mais latentes da sociedade são transformados em arte. Bela maneira de encerrar uma semana tão importante. Assista ao vídeo completo no nosso IGTV. #spfw25anos #spfw #bancodamoda #santanderbrasil #soudealgodao #ChilliFashionWeek #IguatemiDaily #MelissaSPFW #MelissaSustentabilidade #inmod

    A post shared by São Paulo Fashion Week (@spfw) on


    View this post on Instagram

    A post shared by São Paulo Fashion Week (@spfw) on

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!