google translate
SPFW
FFWMAG
Fashion Tour
Projeto Estufa

HomeDesfilesNotíciasModa
ModaNotíciasStreet StyleRed CarpetShooting
BelezaTrends
TrendsFFW Ama
Lifestyle
LifestyleGenteFestaFila ACulturaViagemDesign
BlogVídeosTudo

SPFW  FFWMAG  Fashion Tour  Projeto Estufa

HomeDesfilesNotíciasModa
ModaNotíciasStreet StyleRed CarpetShooting
BelezaTrends
TrendsFFW Ama
Lifestyle
LifestyleGenteFestaFila ACulturaViagemDesign
BlogVídeosTudo

HomeDesfilesNotíciasModaBelezaTrendsLifestyleBlogVídeosTudo
ModaNotíciasStreet StyleRed CarpetShooting
TrendsFFW Ama
LifestyleGenteFestaFila ACulturaViagemDesign
SPFWFFWMAGFashion TourProjeto Estufa
 
29.11.2012 / Moda / por Carla Valois

Refresco

Rose Andrade, Felipe Morozini, Jair Kievel, Chiara Gadaleta e Marcelo Rosenbaum ©Ricardo Toscani/FFW

A terceira e última noite da 6ª edição do Pense Moda começou com a mesa redonda “Sustentabilidade na Moda: As diversas maneiras de ser sustentável e como a moda pode participar”. A discussão, mediada por Rose Andrade, reuniu quatro profissionais de áreas distintas, mas com um propósito em comum: reciclar matérias-primas, ideias e o próprio olhar.

Marcelo Rosenbaum iniciou o debate apresentando vídeos produzidos na cidade de Várzea Queimada, no sertão do Piauí, para seu projeto “A Gente Transforma”, que, como o próprio nome já dá pistas, visa utilizar o “design como catalisador da mudança” em comunidades assoladas pela miséria econômica, mas ricas culturalmente. De acordo com Rosenbaum, o mercado de design movimenta mais de R$ 60 bilhões por ano, no entanto, a maioria do que é exposto no país vem do exterior ou, se a peça não vem de fora, a concepção dela vem. A proposta do “A Gente Transforma” é perpetuar técnicas artesanais e elevar produtos criados a partir delas à condição de objetos desejáveis.

Marcelo Rosenbaum ©Ricardo Toscani/FFW

A inclusão social dos membros das comunidades visitadas pelo projeto é, como afirmou Rosenbaum categoricamente, tão importante quanto a perpetuação das já referidas técnicas artesanais. A propagação de valores de brasilidade, o fortalecimento da memória ou ainda o estímulo ao apreço pelo que é nacional também fazem parte do que é e do que pretende o “A Gente Transforma”. Para a visita a Várzea Queimada, a iniciativa levou 47 pessoas, incluindo jornalistas, estudantes e professores universitários. “A gente não foi ensinar nada. Quem ‘saiu’ transformado fomos nós e a comunidade recebeu um novo olhar, uma nova oportunidade”, comentou ainda Rosenbaum.

Já Chiara Gadaleta compartilhou com os presentes as ações que realiza há sete anos por meio do projeto “Ser Sustentável com Estilo (SSE)”, que usa a moda como plataforma de reinserção de comunidades carentes, em especial de sua parcela feminina. Com o SSE, a ex-modelo conta que visita polos artesanais espalhados pelo Brasil, onde realiza workshops: “Não adianta elas [as artesãs] mostrarem mais uma bolsa de palha ou mais um colar de capim dourado. A moda precisa de inovação e de códigos”, afirmou Chiara sobre seu trabalho, que consiste também em mostrar o que e como um produto confeccionado manualmente e com matérias-primas simples pode converter-se em objeto de desejo e, por conseguinte, em lucro.

A preocupação com o tratamento do lixo é, para Chiara, essencial, já que, nas palavras da própria, “a gente não vai parar de consumir”. Pensar maneiras de reutilizar esses materiais descartados é um exercício de criatividade, do qual podem surgir peças incríveis, como ela comprovou ao mostrar sua bolsa confeccionada com jornais velhos. O SP.ECOERA, seminário criado por Chiara em setembro deste ano, foi também abordado como um encontro para discutir moda, beleza, sustentabilidade e, claro, moda sustentável (o sucesso do evento foi tamanho que já foram confirmadas as edições de 2013 e 1014).

Jair Kievel, gerente de Responsabilidade Social da Renner ©Ricardo Toscani/FFW

Logo em seguida, Jair Kievel, gerente de Responsabilidade Social da Renner, contou um pouco sobre as atividades implantadas há cinco anos pela rede varejista no sentido de produzir sustentavelmente. A certeza de que o lucro não pode vir a qualquer preço permeia tais ações, baseadas em pilares sociais, econômicos e de governança. “Implementamos uma gestão de resíduos sólidos, papelão, plástico e todos os materiais que usamos na área de visual merchandising e nas vitrines, e fazemos a logística reversa, damos a destinação correta”, comentou Jair, que ainda trouxe detalhes sobre os produtos da linha Alquimia, que são 92% biodegradáveis.

Felipe Morozini ©Ricardo Toscani/FFW

Felipe Morozini, fotógrafo, cenógrafo e formado em Direito, foi o último a se manifestar sobre como a sustentabilidade se adequa a seus projetos, entre eles a decoração do MuBE (Museu Brasileiro de Escultura) durante a 6ª edição do Pense Moda e da temporada de Outono/Inverno 2013 do SPFW, que aconteceu recentemente no Parque Villa-Lobos. “Sempre tentei olhar os objetos e tentar ver outro potencial deles, o que eles podem se tornar. Se todas as pessoas falavam: “Por que você pensou isso?”, eu sempre respondi: “E por que não?””, comentou, ao que logo adicionou: “Não importa o que você faz, mas como você faz”.

Todo o tempo, ele falou de uma forma tão apaixonada que emocionou os presentes. “Mais do que moda, eu trabalho com o pensamento. […] Sustentabilidade também é reciclar a nossa cabeça”, arrematou Morozini, que apresentou na tela do Pense Moda alguns de seus projetos como cenógrafo e comprovou por meio deles que sustentabilidade pode ser um jeito novo de enxergar o que está ao nosso redor.

Alexander Fury ©Ricardo Toscani/FFW

Após uma pequena pausa, Alexander Fury iniciou sua apresentação no Pense Moda, na qual dividiu sua experiência como diretor do “SHOWstudio” e editor da revista “LOVE”. O britânico, que tem apenas 30 anos, contou sobre a convivência com Nick Knight e sobre a proposta do fotógrafo de compartilhar os bastidores de seu estúdio com o público (o nome “SHOWstudio”, inclusive, vem daí, explicou ele). A importância de encorajar os filmes de moda e a necessidade de quebrar as barreiras da tecnologia foram elementos apontados por Fury como primordiais ao jornalismo de moda, seja ele impresso ou digital. “Online ou off-line, o que importa é a perspectiva”, finalizou, antes de responder a perguntas de Augusto Mariotti, Thiago Ferraz e Cássia Tabatini.

+ Vanessa Beecroft: “Quero que o público se sinta envergonhado” e mais do 2º dia de Pense Moda

+ Regina Guerreiro: “Ou você se entrega, ou faz outra coisa”, e mais do dia 1º de Pense Moda 

Tweetar

Relacionadas

Ver todas
Foto: Reprodução
Sustentabilidade

A Moda pela Água: a plataforma que une o setor no combate da crise hídrica

Chiara Gadaleta
Moda

Chiara Gadaleta fala sobre moda sustentável no Brasil e no mundo

Premio-Ecoera-chiara-gadaleta-inscricoes-abertas-sustentabilidade-capa
Business

Chiara Gadaleta apresenta novo prêmio de sustentabilidade

chiara-gadaleta-dudu-bertholini-refashion-exercito-da-salvacao-capa
Moda

Fashionistas criam marca de moda sustentável com o Exército da Salvação

Mais Lidas
Mais Curtidas
1
Classic Blue: o que está por trás da cor de 2020 da Pantone
2
Veja a campanha e as peças da collab da ÀLG com a Riachuelo
3
A influência dos Peaky Blinders no mercado masculino
4
Bixa Travesty: filme premiado com Linn da Quebrada entra em cartaz
5
Nova coleção da Nike + Undercover chegou por aqui! Veja as peças
6
Segmento de aluguel de roupas ganha ainda mais força com adesão da H&M
7
Dossiê FFW: conheça as principais tendências do Inverno 2020
8
O que está por trás do sucesso da Dover Street Market?
9
O papel do designer e o valor da independência, segundo Raf Simons
10
Casa Juisi e Marcelo Sommer lançam nova marca de upcycling
1
Entenda a mudança que irá transformar o sistema de moda
2
Revista Bravo! é relançada em formato independente
3
LAB de Emicida traz a voz das ruas para passarela do SPFW
4
Dossiê FFW: Os 10 hits dos desfiles internacionais do Inverno 2017
5
Alta-Costura: o que é, quanto custa, quem faz e quem compra
6
Sem tabu: as revistas nacionais que retratam o nu masculino
7
Reveja o desfile da Louis Vuitton que aconteceu no Rio de Janeiro
8
A influência dos Peaky Blinders no mercado masculino
9
Lagerfeld lança estojo de desenho com a Faber Castell
10
Por que Stella McCartney está anos luz à frente de outras marcas de luxo

Veja Também

captura-de-tela-2019-12-08-as-21-50-02
Moda

Raf Simons e The xx lançam coleção cápsula inspirada na cultura DIY

GUCCI AND SNAP PRIVATE EVENT: FEATURING THE DEBUT OF HARMONYS
Cultura pop

Duck Duck: Gucci lança novo curta de Harmony Korine

Os artistas Lawrence Abu Hamdan, Helen Cammock, Oscar Murillo e Tai Shani após ouvir o anúncio de que venceram o Turner Prize 2019 / Reprodução
Arte

Finalistas do Turner Prize formam um coletivo para que todos possam vencer

Primeiro salão da Aveda no Brasil / Cortesia
Beleza

Aveda abre em São Paulo seu primeiro salão na América Latina

Azul Clássico, a cor de 2020 escolhida pela Pantone / Reprodução
Business

Classic Blue: o que está por trás da cor de 2020 da Pantone

captura-de-tela-2019-12-04-as-16-59-23
Moda

Casa Juisi e Marcelo Sommer lançam a Up, MaJuisi, nova marca de upcycling

376372
Moda

JW Anderson anuncia série de fanzines; veja a primeira edição aqui

Dover Street Market na Haymarket, em Londres / Reprodução
Moda

O que mantém a Dover Street Market no topo das melhores multimarcas do mundo após 15 anos?

captura-de-tela-2019-12-03-as-08-43-59
Moda

Com Bottega Veneta, Daniel Lee é o maior vencedor do Fashion Awards 2019; veja a lista completa

hoodie da Vetemens
Comportamento

Peça ícone da cultura contemporânea, o hoodie ganha exposição na Holanda

rbueno_20191101_rchlo_1564-2
Moda

À La Garçonne, Barbie e Riachuelo lançam coleção com peças adaptadas para pessoas com deficiência

Nike x Undercover / Cortesia
Moda

Nova coleção da Nike com a Undercover já chegou por aqui! Veja as peças


Quem SomosExpedientePolítica de PrivacidadeAnuncieEnvie seu PortfolioNewsletter
Quem SomosExpedientePolítica de PrivacidadeAnuncieEnvie seu PortfolioNewsletter
© 2019 IMM Moda. Todos os direitos reservados | site parceiro do UOL Universa | design ps.2

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×