FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    As jaquetas bomber voltam com força e como ótimas opções para este inverno
    As jaquetas bomber voltam com força e como ótimas opções para este inverno
    POR Camila Yahn

    Ryan Gosling com um das jaquetas bomber mais desejados da atualidade, no filme “Drive” ©Reprodução

    As jaquetas bomber têm as suas origens nas flying jackets, desenvolvidas para o exército norte-americano em 1917, quando as cabines dos aviões ainda eram abertas e os pilotos precisavam de um agasalho que não prendesse os seus movimentos e que não atrapalhasse a posição sentada. A customização era outra característica comum: os pilotos adornavam os seus casacos com uma espécie de prêmios informais de conquistas ou mensagens pessoais – o tipo de aeronave que dirigiam; o número de missões completadas com êxito e até mapas, caso sofressem algum acidente em território desconhecido. Com a evolução das aeronaves e das tecnologias em tecido, os casacos de voo foram sofrendo alterações e passaram a ser chamados de bomber, tornando-se mais leves e por isso mais aptos ao uso diário, mantendo as mesmas características: corte pela cintura e abertura frontal, normalmente fechados com elásticos na cintura e nos punhos para não deixar o frio entrar.

    Modelo clássico de uma jaqueta bomber ©Reprodução

    A top Cara Delevingne é fã do modelo bomber ©Reprodução

    O filme “Top Gun – Ases Indomáveis”, de 1986, com Tom Cruise, trouxe definitivamente a jaqueta bomber para a vida “civil”. O modelo G-1, usado pelo ator no longa, imortalizou um tipo de casaco, que rapidamente foi adotado pela juventude da época e por universidades que os adaptaram aos varsity jackets, tipicamente usados pelos alunos com o símbolo de cada escola. Em 2011, Ryan Gosling  atestou a volta da jaqueta bomber com o modelo que usou no filme “Drive”.

    Jaquetas bomber na passarela da Dsquared2 e Haider Ackermann na temporada de Verão 2014 ©Reprodução

    A estilosa Natasha Goldenberg nas ruas de Nova York com dois modelos de bomber ©Reprodução

    Costanza Pascolato  com um modelo da Zara durante o Fashion Rio Verão 2013/14 ©Felipe Abe

    Modelo da Prada em editorial da “Vogue” alemã ©Reprodução

    Na verdade, as jaquetas bomber nunca deixaram de ser usadas. Considerá-las algo inédito é ignorar toda a história que carregam. A grande novidade é que agora elas estão liberadas para uso em qualquer tipo de look, do mais clássico ao mais esportivo. Das passarelas do Verão 2014 aos looks de street style e às propostas nas araras, a bomber vem em todos os formatos: em couro, com bordados localizados, com estampa total, no modelo universitário ou nos modelos mais clássicos que remetem à força aérea. Como dica de styling, tome nota: não tenha medo de vasculhar os modelos masculinos, pois este é um modelo que pode ser usado mais larguinho; misture com peças mais clássicas e elegantes como saias lápis ou salto alto para um look urbano e chique; aposte em modelos com bordados e estampa ou com mistura de cores para se diferenciar – não tenha medo de que o casaco se torne a peça central.

    Veja abaixo algumas sugestões:

    Não deixe de ver
    GAP se juntou a Palace Skateboards em coleção de estética nostálgica
    Phoebe Philo dá sua primeira entrevista em 10 anos
    Jean Paul Gaultier escolhe o novo nome para seu desfile de alta costura
    Brasil na final de concurso de moda da Shein, Riachuelo como a marca oficial do Lollapalooza 24, a primeira linha de maquiagem da Celine e muito mais
    Clássico e atemporal, o trench coat é favorito para dominar a nova estação
    Gentle Monster: um olhar nada óbvio
    Karl Lagerfeld: série que conta trajetória do estilista ganha data de estreia
    Damyller celebra 45 anos com coleção-cápsula e campanha com o ator Leandro Lima e Marcelia Freesz
    Ye, Charli XCX e Mia Khalifa estrelam novo lookbook de Y/PROJECT
    Vermelho: a cor de 2024