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    Tomas Maier está fora da Bottega Veneta após 17 anos como diretor criativo
    Tomas Maier está fora da Bottega Veneta após 17 anos como diretor criativo
    POR Redação

    Após 17 anos como diretor criativo da Bottega Veneta, Tomas Maier deixa o cargo da marca que ajudou a colocar de volta no topo da moda. “É por causa do rigor e alto nível criativo que a maison é o que é hoje. Sou muito grato a ele e agradeço por todo seu trabalho e sucesso excepcional que ele ajudou a conquistar”, diz François-Henri Pinault, CEO do grupo Kering, que detém a Bottega.

    Maier entrou em 2001 e, sob sua direção, a marca saiu do vermelho, ultrapassando US$ 1 bilhão em vendas em 2012. Na época, virou a segunda maior grife do conglomerado – atrás apenas da Gucci – e também a que mais crescia. Em 2013, o grupo investiu na marca própria de Maier, fundada em 1997, mas ainda não se sabe como a demissão irá impactar essa relação.

    + Veja o último desfile de Tomas Maier para a Bottega Veneta do Inverno 2019

    Em 2015 o cenário muda e as vendas começam a despencar, caindo 9% e estagnando o crescimento da marca. As coleções que vieram não geraram muita empolgação entre os críticos nem trazia uma ideia de novidade como Gucci e Balenciaga vêm fazendo.

    Como acontece quase sempre em situações como esta, é comum a demissão de um diretor criativo vir acompanhada da entrada de um novo CEO na empresa. O ex- Hugo Boss Claus-Dietrich Lahrs entrou em 2016 enfatizando a necessidade em investir nas lojas existentes e diversificar as categorias de produtos, já que a maior parte do lucro da Bottega vem de artigos de couro de estética minimalista e elegante, calma e sem uso do logo como marketing. A onda de streetwear que tomou o mercado de luxo também deve ter impactado a decisão do grupo de mudar a direção criativa da marca.

    Quem deve substituir Tomas Maier? Um dos nomes que está sendo falado por aí é o de ninguém menos que Phoebe Philo, que deixou a Céline neste ano, substituída por Hedi Slimane. O anúncio do(a) novo(a) diretor(a) criativo(a) deve acontecer a qualquer momento.

     

     

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