Top 10: as melhores faculdades de moda particulares do Brasil

Um guia atualizado para te ajudar a fazer a melhor escolha quando o assunto é estudar moda

Laboratório de criação da Faculdade Belas Artes / Foto: Preprodução
Laboratório de criação da Faculdade Belas Artes / Foto: Preprodução

A indústria da moda é sem dúvidas um dos campos mais desejados do momento. Independentemente se o trabalho desejado for na área da comunicação, têxtil, design, confecção ou vendas, a busca por formação é importante para exercer a profissão com maestria. De acordo com o Google Trends,  em cinco anos, a procura por graduações tradicionais na plataforma aumentaram em 82%

No Brasil, o curso chegou em 1987 pela Faculdade Santa Marcelina e com o passar dos anos, mais instituições de ensino foram incluindo em suas grades o curso de moda, que hoje soma mais de 243 cursos em todo o país.  Para escolher o que mais se encaixa no seu objetivo, é importante analisar a grade curricular e a especialidade de cada instituição de ensino. 

Preparamos esta lista das 10 melhores instituições particulares de moda, baseada na pesquisa do ranking universitário da Folha de S. Paulo (RUF) feito em 2019

Laboratório de produção prática da FAAP / Foto: Divulgação.
Laboratório de produção prática da FAAP / Foto: Divulgação.

Centro Universitário Leonardo da Vinci (EAD)

Oferecendo um curso tecnólogo de moda à distância, a UNIASSELVI é uma opção para quem quer aprender os preceitos das profissões de moda sem sair de casa. São 5 semestres que levam a carga horária de 1.980 horas. 

Onde: Online

Ingresso: Vestibular próprio, ENEM, Transferência externa e porte de diploma

Saiba mais aqui.

 

Universidade Estácio de Sá (RJ)

A Estácio é uma das mais conhecidas universidades privadas do Brasil. Ela oferece o bacharel em moda voltada para o mercado criativo e de negócios. Com duração de 7 semestres, a graduação é presencial e oferece disciplinas voltadas à pesquisa e à inclusão social de pessoas com deficiência (PCD). 

Onde: Rio de Janeiro – RJ

Ingresso: Vestibular próprio, ENEM, transferência, porte de diploma

Conheça a grade do curso aqui.

Laboratório de produção do SENAC / Foto: Reprodução
Laboratório de produção do SENAC / Foto: Reprodução

Fundação Armando Álvares Penteado (SP) 

Popularmente conhecida como FAAP, é uma das instituições mais conceituadas quando o assunto é moda. Além do experiente corpo docente e infraestrutura de ponta, a faculdade é reconhecida pelo concurso FAAP Moda, que conecta os estudantes ao mercado de trabalho por meio da criação. O curso tem oito semestres e oferece no período da manhã 40 vagas. 

Onde: São Paulo – SP

Ingresso: Vestibular próprio, ENEM, Transferência externa e porte de diploma

Alunos Notórios: Ana Clara Watanabe, Cecilia Gromann, Marco Normando.

 Saiba mais aqui

 

Centro Universitário Belas Artes (SP)

Com 21 anos de existência, o curso de Design de Moda da Belas Artes tem a duração de 4 anos e tem como seu diferencial as disciplinas voltadas ao design, mas não deixa de atender as disciplinas de história da arte, libras, comunicação de moda, modelagem, fotografia, estilismo e pesquisa. 

Onde: São Paulo – SP

Ingresso: Vestibular próprio

Alunos Notórios: Paula Raia

Saiba mais aqui.

 

Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS)

Considerado um dos principais cursos de moda de Porto Alegre, a graduação da UNISINOS conta com 75% dos professores doutores  que buscam trazer uma perspectiva empreendedora e criativa na formação dos alunos. O curso tem duração de oito semestres e contempla os turnos da manhã e da noite. Os estudantes da instituição também têm a oportunidade de fazer estágios obrigatórios e não obrigatórios com grandes empresas do varejo da moda do estado.

Onde: Porto Alegre-RS

Ingresso: Enem, vestibular próprio, transferência e porte de diploma. 

Para saber mais, clique aqui

Laboratório prático do Senai Cetiqt / Foto: Divulgação
Laboratório prático do Senai Cetiqt / Foto: Divulgação

Centro Universitário SENAC (SP)

Com o curso voltado para a área do empreendedorismo, a graduação em Design de Moda do SENAC apresenta em sua metodologia técnicas de criação, construção e comunicação, mas sem ignorar práticas de inclusão e sustentabilidade. A instituição já é conhecida por oferecer  diversos cursos livres de moda, mas somente na graduação o estudante terá oportunidade de fazer intercâmbios, parcerias e receber consultorias criativa de profissionais de destaque, como João Pimenta. 

Onde: São Paulo – SP

Ingresso: Redação online, ENEM, PROUNI, FIES, Bolsas de estudo, Transferência.

Alunos notórios:  Gui Amorim

Para saber mais, clique aqui

 

Universidade Feevale (RS)

Oferecendo a graduação em moda nos turnos matutino e noturno, a Universidade Feevale conta com laboratórios e oficinas de trabalho com equipamentos tecnológicos de alta tecnologia. Em oito semestres, o estudante estará alinhado com as demandas do mercado e da sociedade, tendo autonomia para projetar soluções criativas e inovadoras.

Onde: Novo Hamburgo-RS

Ingresso: Vestibular próprio e ENEM

 Saiba mais aqui.

 

SENAI CETIQT (RJ)

O curso de Design de Moda do SENAI surgiu como forma de suprir a demanda por novos designers do segmento fashion. O curso forma profissionais voltados para o segmento da indústria têxtil e de confecção, bem como em outros meios artísticos e culturais.  O estudante da graduação tem contato com as áreas de atuação de moda já no primeiro ano de curso e depois de formado, terá mais chances de se alocar no mercado pelo portal de empregabilidade que a instituição fornece em parceria com empresas do mercado. 

Onde: Rio de Janeiro-RJ

Ingresso: Vestibular, ENEM, Transferência e porte de diploma

Alunos Notórios: Andrea Marques 

Saiba mais aqui.

Alunos em prática na Faculdade Santa Marcelina / Foto: Reprodução.
Alunos em prática na Faculdade Santa Marcelina / Foto: Reprodução.

Faculdade Santa Marcelina (SP)

Criadora do primeiro curso de moda no Brasil, a pioneira é a primeira instituição que vem à mente quando se pensa em moda. Com foco na criação e desenvolvimento de coleções, a FASM oferece disciplinas de história da moda, estilismo e marketing com professores renomados.  Anualmente, ela realiza o Fórum de Moda, onde os alunos formandos expõem suas criações. O curso é matutino ou noturno e tem a duração de 8 semestres. 

Onde: São Paulo-SP

Ingresso: Vestibular e ENEM, 

Alunos Notórios: Alexandre Herchcovitch, Karin Feller, Igor de Barros, Emanuelle Junqueira, Maria Prata, Marcelo Sommer. 

Saiba mais aqui.

 

Universidade Anhembi Morumbi (SP)

Atualmente considerada a melhor instituição de ensino de moda do país, a Universidade Anhembi Morumbi oferece o curso de bacharel em design de moda que tem foco em pesquisa e criação e o curso de negócios de moda. Nos oito semestres de curso, o estudante estará a par das melhores técnicas de desenvolvimento têxtil e de administração de seu negócio. 

Onde: São Paulo – SP

Ingresso:  ENEM, vestibular próprio, transferência e porte de diploma 

Alunos notórios: Cris Barros, Pedro Andrade, Francesca Monfrinatti e Cecilia Prado 

Saiba mais aqui.

Laboratório prático da Anhembi Morumbi / Foto: Reprodução
Laboratório prático da Anhembi Morumbi / Foto: Reprodução

Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×