FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Trend Alert: Gorpcore é o Normcore para os tempos de covid

    Por Mariáh Cidral

    O atual desejo por uma alimentação mais natural e orgânica, pela prática de esportes e de se conectar à natureza é reflexo de uma tendência muito maior que vem crescendo nos últimos anos. Desde 2011 esse movimento, no sentido de uma vida e cultura outdoor, teve um crescimento exponencial e muitas pessoas sentiram a necessidade de sair pelo mundo e explorar novos territórios e até tatuar a palavra wanderlust (algo como sede por viajar), marcando o início da tendência hipster

    De onde vem

    Com o passar dos anos, a tendência foi sendo ressignificada e transformada por fatores como a crescente onda de tensões políticas, a pandemia e o descaso de governos com pautas ambientais. Entendemos que o mundo ideal não existe, não é possível viajar o tempo todo e que o objetivo agora é “sobreviver”. A cidade se torna um ambiente hostil, a necessidade de explorar se transforma na necessidade de se isolar e se proteger (mesmo que apenas por meio das roupas) e vemos então o surgimento do Gorpcore, também conhecida como Hikercore. A tendência que apareceu pela primeira vez no final de 2017 ganhou novo fôlego durante a pandemia e suas consequências como o isolamento social, a impossibilidade de encontros em locais fechados e pouco ventilados e consequente preocupação com a qualidade de vida das grandes cidades.

    gucci-the-north-face-collaboration-12-1

    A campanha da collab entre a gucci e a  north face fotografada ao ar livre

    A palavra gorp vem do inglês e é possivelmente um acrônimo para “Good Old Raisins and Peanuts” (mistura de castanhas e frutas secas consumidas para repor as energias durante caminhadas e trilhas). Ou seja, o gorpcore seria a evolução dos ideais e paletas de cores dos hipsters, das roupas esportivas e neutras do normcore e de influências tecnológicas. 

    As marcas referência na estética

    Não é por acaso que marcas de vestuário como The North Face, Napapijri, Quechua, Arc’tyrex e Patagônia ganharam os holofotes e as ruas pois elas oferecem roupas práticas e funcionais para o dia a dia e vendem a ideia de um estilo de vida em comunhão com a natureza mesmo estando na cidade. Quem nunca se imaginou escalando ou acampando ao ver uma linda publicidade com pessoas sentadas em torno de uma fogueira nas montanhas. Possivelmente influenciado por esse movimento a jaqueta Nuptse da North Face, criada e pensada para as aventuras outdoor, foi a peça de roupa mais popular no mundo no ano passado, segundo o site Lyst. 

    Recentemente até a Gucci se juntou à North Face para uma colaboração que resultou em uma serie de peças, entre elas uma versão de luxo monogramada da jaqueta doudoune Nuptse. Já no Brasil, a marca paulistana Cotton Project criou uma coleção cápsula inspirada pelo lifestyle dos esportes de aventura outdoor.

    ffw_northface_nupsetjacket-2021

    jovem usando a jaqueta Nuptse da North Face. Foto: reprodução

    O guarda-roupa gorpcore deve ser confortável e ter diversas funções como ser impermeável e reversível, a ideia é optar por peças que com vários bolsos, com capuz, que resistem a altas e baixas temperaturas, mochilas e bolsas utilitárias, tecidos técnicos como o Gore-Tex (tecido impermeável e respirável para roupas de alta performance), e calçados resistentes como as botas de montanhismo. A mistura do esportivo e utilitário em seu ápice. No verão, as roupas são mais amplas com camisetas e shorts oversized, boné ou chapéu de sarja e jaquetas corta vento ou em estilo capa de chuva. 

    Se o objetivo é ter peças multifuncionais para economizar dinheiro, otimizar o espaço no guarda-roupas e diminuir o consumo de itens desnecessários, essa tendência é para você.

    Na galeria no topo da página você encontra mais exemplos da tendência se confirmando tanto nas campanhas quanto nas ruas.

    Não deixe de ver
    GAP se juntou a Palace Skateboards em coleção de estética nostálgica
    Phoebe Philo dá sua primeira entrevista em 10 anos
    Jean Paul Gaultier escolhe o novo nome para seu desfile de alta costura
    Brasil na final de concurso de moda da Shein, Riachuelo como a marca oficial do Lollapalooza 24, a primeira linha de maquiagem da Celine e muito mais
    Clássico e atemporal, o trench coat é favorito para dominar a nova estação
    Gentle Monster: um olhar nada óbvio
    Karl Lagerfeld: série que conta trajetória do estilista ganha data de estreia
    Damyller celebra 45 anos com coleção-cápsula e campanha com o ator Leandro Lima e Marcelia Freesz
    Ye, Charli XCX e Mia Khalifa estrelam novo lookbook de Y/PROJECT
    Vermelho: a cor de 2024