Tudo que você precisa saber sobre a 54ª Casa de Criadores
Com estreia no dia 24 de julho, esta edição retoma o Vale do Anhangabaú.
Tudo que você precisa saber sobre a 54ª Casa de Criadores
Com estreia no dia 24 de julho, esta edição retoma o Vale do Anhangabaú.
Entre os dias 26 e 30 de julho, com abertura nesta quarta-feira (24.07), a edição 54° da Casa de Criadores será apresentada ao público. Ao todo, esta temporada irá oferecer espaço para cerca de 10 estilistas transgêneros e marcas que abordam questões raciais, como Studio Ellias Kaleb, Visén, NotEqual, Jal Vieira, MOCKUP, DCRLHS, VOUASSIM, Berimbau Brasil e Estúdio Cena – além de estreantes e veteranos da CDC.
Nesta edição, ‘‘Catarse’’ é o termo que move a perspectiva dos desfiles e projetos apresentados no Centro Histórico de São Paulo – locação escolhida para impulsionar e fomentar um espaço movido por cultura, arte e moda. “Para nós, é um orgulho imenso poder sediar este evento tão importante dedicado à moda autoral brasileira e também impulsionar novos talentos, como é a Casa de Criadores. Poder unir o melhor da moda com a beleza dos locais icônicos do centro de São Paulo, localizados no Vale do Anhangabaú, é algo único, pois isso transborda a arte que a moda e a arquitetura urbana oferecem”, afirma Gustavo Fioretto Torres, diretor do Novo Anhangabaú.
O evento mantém, como seu cerne, a promoção de um ambiente no qual designers de diferentes origens, identidades e estilos possam mostrar suas criações. E hoje, o FFW, um dos principais parceiros da Casa de Criadores, apresenta algumas novidades e informações importantes sobre a edição que começa essa semana.
Abertura com Alexandre Herchcovitch
No dia 24 de julho, às 11:30, na Galeria Prestes Maia, Alexandre Herchcovitch apresenta sua nova coleção para a temporada de Inverno/Primavera 2024 abrindo a edição Casa de Criadores 54.
Volta ao centro de São Paulo
Com desfiles do dia 26 a 30 de julho, esta edição da Casa de Criadores faz seu retorno ao centro de São Paulo, ou melhor, ao Vale do Anhangabaú. Além disso, outros pontos do centro histórico serão ocupados por manifestações artísticas e desfiles durante a temporada, dentre eles: Viaduto do Chá, Praça Ramos de Azevedo, Biblioteca Mário de Andrade e Avenida Prestes Maia.
Aberto ao público geral
Com o valor fundamental de colocar a moda como vetor cultural na cidade, a edição 54° da Casa de Criadores também irá disponibilizar entradas ao evento para o público geral. Serão 250 convites por sessão distribuídos a partir do dia 22/07 em parceria com o Vale do Anhangabaú – ou Novo Anhangabaú.
Marcas estreantes e destaques
Nesta edição, Lourrani Baas, N/E* Recycled e Ofegallery são apresentados como estreantes da temporada e trazem representatividade transsexual e preta à CDC. Dentre os destaques, temos Nalimo com seu trabalho constante na moda e cultura indígena, Mônica Anjos que presta homenagem a Conceição Evaristo – linguista e escritora -, além dos veteranos Rober Dognani, Sukeban, Le Benites, Studio Ellias Kaleb, Guma Joana, Jal Vieira Brand, Guilherme Valente.
Nova iniciativas
Unindo moda, sustentabilidade e representatividade trans, a Casa de Criadores se une ao Sebrae SP para apresentar a oficina ‘‘Crie Moda Autoral Trans-Forma’’ com participação dos designers Alexandre dos Anjos, Jorge Feitosa e Dayony Moura. A iniciativa irá acontecer paralelamente ao desfiles entre os dias 26 e 30 de julho na Galeria Prestes Maia. Vale lembrar que a oficina é destinada exclusivamente à população trans oferecendo capacitação gratuita em moda, enfatizando o re-uso de materiais têxteis e o desenvolvimento de projetos criativos que refletem vivências trans, buscando gerar oportunidades para 25 participantes em situação vulnerável.