30.11.2016 / Moda / por

Um dos artistas mais celebrados da cena contemporânea, Alex Katz lança linha com H&M

Algumas peças da coleção de Alex Katz para a H&M, que traz roupas e acessórios para a casa ©Divulgação/H&M
Algumas peças da coleção de Alex Katz para a H&M, que traz roupas e acessórios para a casa ©Divulgação/H&M

O artista nova-iorquino Alex Katz é o mais novo nome a figurar entre as colaborações da H&M. Conhecido por suas pinturas com uso de cores que inspirou a arte pop, Katz pegou algumas de suas obras para estampar peças femininas, masculinas e para a casa, como a pintura do homem Gavin (veja na galeria abaixo).

Alex é conhecido pela mistura simples e intensa de cores que resumem dois momentos fundamentais de sua carreira: os retratos e as paisagens. Inspirado por filmes, anúncios e televisão, começou a criar pinturas enormes na década de 60. Sua esposa, Ada Katz, foi também sua grande musa, pintada em mais de 200 retratos. Começou a fazer muito sucesso nos anos 80 e hoje é um dos artistas contemporâneos mais celebrados, representados por diversas galerias mundo afora. Foi nessa época quando também começou seu flerte com a moda, pintando figuras como Kate Moss, Christy Turlington e Anna Wintour. “Sempre me interessei por moda justamente por ser efêmera”. Em 2009, aos 82, posou como modelo para uma campanha da J.Crew.

Alex Katz, hoje aos 89 anos, assina coleção completa para a H&M ©Reprodução
Alex Katz, hoje aos 89 anos, assina coleção completa para a H&M ©Reprodução

O artista foi encorajado por seu empresário a aceitar a colaboração. A equipe já chegou ao seu encontro com uma série de amostras para que ele tivesse a ideia exata de como as peças incorporariam seu trabalho. “Foi incrível. Eles trouxeram 10 temas e achei que estavam ótimos. Minhas pinturas são fáceis para as pessoas entenderem, então achei que essa era uma ótima ideia”, diz o artista. Katz gosta especialmente dos hoodies e das camisetas, que ele diz que vai usar assim que a linha for lançada.

Confira na galeria algumas das peças da coleção de Alex Katz para a H&M, divulgadas pela marca, e que chegam ao e-commerce e às lojas físicas da rede a partir do dia (01.12).


Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×