FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Unidos venceremos? Entenda como funciona o Crowdsourcing
    Unidos venceremos? Entenda como funciona o Crowdsourcing
    POR Redação

    Crowdsourcing: a inteligência das massas pode superar a individual? ©Reprodução

    Quem usava a internet no início dos anos 2000, talvez se lembre de um protetor de telas para Windows que processava informações sobre moléculas para ajudar os cientistas da Universidade de Oxford a combater o câncer. Também provavelmente já esbarrou em um tipo especial de captcha, daqueles em que duas palavras deformadas aparecem para serem transcritas e o sistema possa ter certeza de que é um humano que está preenchendo o formulário. Poucos sabem que neste caso, na verdade estão ajudando a digitalizar documentos antigos em uma iniciativa do google chamada ReCAPTCHA. Milhares de jornais e livros antigos contém palavras que os scanners não conseguem identificar, mas com a ajuda todos na internet, estes livros estão sendo pouco a pouco digitalizados.

    Com o ReCAPTCHA, milhares de livros antigos estão sendo digitalizados com a ajuda da população ©Divulgação

    Estes são dois dos exemplos mais simples de um dos temas mais hypados da internet nos últimos anos, o crowdsourcing, que busca a solução de problemas através da soma de conhecimentos da multidão. Outro exemplo bastante interessante é do jogo Foldit, lançado em 2008 pela Universidade de Washington, em que o jogador precisa encontrar uma maneira de ligar duas proteínas, usando as mesmas regras químicas da natureza para isso. Como existe uma infinidade de proteínas, seria impossível para os cientistas calcularem uma maneira geral de como elas se acoplam. Mas usando o raciocínio intuitivo de milhares de jogadores no mundo todo, a universidade está conseguindo encontrar um padrão de como esse elo é formado. Em resumo e resultados, pessoas jogando Foldit separadamente no mundo todo podem ter dado um grande passo para a cura da AIDS, já que neste ano eles conseguiram decifrar a estrutura de uma enzima que está associada ao vírus.

    Jogo Foldit, que pode ajudar cientistas na busca pela cura de doenças ©Divulgação

    Mas nem todas as participações são passivas, inconscientes ou gratuitas. O quinto site mais popular do mundo é também o maior exemplo de crowdsourcing. A enciclopédia livre Wikipedia permite que os membros da sociedade ajudem a preservar e disseminar conteúdo para o mundo todo, sendo que qualquer um pode editar ou criar tópicos no sistema.

    Existem também diversos sites que trabalham em parceria com empresas para ajudá-las a solucionar problemas através da inteligência do povo. Um deles é o InnoCentive, parceiro de empresas como Procter & Gamble, que expõe problemas como o de desenvolver um sistema automático para detectar sinais de corrupção política, o de encontrar uma maneira de reduzir o atrito entre metais e até uma maneira de dobrar a velocidade de cálculo das sequências do genoma humano, sendo oferecido 1 milhão de dólares para quem resolver este último.

    A ideia de lançar uma proposta ao público e aguardar o surgimento de uma mente criativa definitivamente não é nova, mas ganhou outras proporções na era da internet. Desde então, marcas usam a ideia em campanhas publicitárias ou pesquisas de opinião, às vezes mascaradas sob o nome de “concurso”. Também há quem afirme ser simplesmente uma maneira de se contratar serviços em troca de prêmios, sem precisar criar contratos. Apesar disso, o fato de qualquer pessoa poder participar de um projeto do seu interesse sem sair de casa atrai as mais diversas mentes ociosas, sem contar que é uma das maneiras mais democráticas de participação ativa na solução de problemas da sociedade moderna.

    Mas não são só com ideias que as pessoas podem contribuir. O crowdfunding, filho do crowdsourcing, também se tornou popular em meio aos projetos artísticos. Uma proposta de ensaio fotográfico, peça de teatro ou álbum musical é exposta e, caso agrade, as pessoas podem ajudar a financiar sua realização.

    E vocês leitores, o que acham?

    ———————————————————————————

    Lista de sites de crowdsourcing e crowdfunding

    InnoCentive – Contém dezenas de projetos envolvendo todas as áreas do conhecimento, com recompensas de 5 mil a 1 milhão de dólares.

    Amazon Mechanical Turk – Iniciativa da Amazon.com para conseguir que usuários realizem micro-tarefas, como reconhecimento de imagens, que computadores não conseguem.

    DesignInARK – Site para projetos de design de logos corporativos.

    GeniusRocket – Um dos pioneiros do crowdsourcing corporativo especializado em publicidade.

    Catarse e Movere (BR) – Sites de crowdfunding voltados para projetos artísticos.

    Ideias (BR) – Site recente voltado para projetos sociais com iniciativas públicas e privadas, com prêmios de até 100 mil reais.

    Youcreate (BR) – Projeto brasileiro para soluções corporativas.

    Embolacha e Queremos (BR) – Projetos brasileiros voltados para a produção musical e realização de shows.

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar