FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Universos criativos da arte e moda são reunidos em mostra na Bienal
    Universos criativos da arte e moda são reunidos em mostra na Bienal
    POR Augusto Mariotti

    Por Flavia Brunetti, em colaboração para o FFW

    Movimentação na exposição “Universo Criativo – Projeto Brasil 02” ©Gabriel Colombara

    Quem visitar a exposição “Universo Criativo – Projeto Brasil 02”, na Bienal do Ibirapuera, durante a 32ª edição do São Paulo Fashion Week Inverno 2012, vai, no mínimo, se surpreender. A começar pelo prédio, obra do arquiteto Oscar Niemeyer, mundialmente conhecido por suas sinuosas linhas de cor branca, estar revestido de preto. Diferente também é a maneira em que as obras estão expostas: em andaimes altíssimos onde na base foram colocados quilos de carvão e estão distribuídos em 3 mil m², no piso térreo do edifício. Nessas estruturas estão pendurados telões de TV com depoimento de estilistas e convidados, roupas de desfiles, fotos, objetos pessoais dos designers, que juntos formam um mosaico de micro-universos.

    Como surgem as ideias? Como se dá um processo criativo? Questões que de estopim tornaram-se tema da exposição que tenta mostrar que um processo criativo não é linear, é barulhento, é desorganizado e extremamente produtivo por ser assim. Tudo isso misturado a uma curadoria coletiva da organização do SPFW com os participantes da mostra, em co-produção com a Arte e Ensaio – editora e produtora cultural.

    “Universo Criativo – Projeto Brasil 02” ©Gabriel Colombara

    Exemplo desse processo feito a tantas mãos é o estilista André Lima, que veio pessoalmente ajeitar suas roupas “como só ele sabe fazer nas peças”. Ou outro estilista, João Pimenta, que trouxe objetos pessoais para compor seu espaço e mostrar o que o inspira. Fotógrafos brasileiros, como Cristiano Mascaro, Bob Wolfenson, Claudia Andujar e Mário Cravo Neto emprestaram seus trabalhos à mostra, que se realçam ao lado das fotografias do ícone Pierre Verger. Artistas plásticos como Stephan Doitschinoff, famoso por criar capas de discos, e Bruno Noveli e Filipe Jardim, com seus inconfundíveis desenhos, também marcam presença e contam para o público suas metodologias de criação .

    “Quisemos construir uma caixa preta, misteriosa, em que o que dá vida e a colore são os pensamentos expostos ali”, diz Graziela Peres, diretora da revista “Mag!” e responsável pela edição de todo material. “A cacofonia de pensamentos, a turbulência de sons também ajudam a dar o clima da exposição”, ressalta.

    Ironicamente, ou não, o processo criativo da mostra que tenta retratá-lo foi bastante organizado. Os vídeos foram gravados em duas semanas e a produção levou apenas dois meses. “Em torno de 400 profissionais foram envolvidas na montagem dessas estruturas”, conta Renê Serra, Coordenador de Produção do evento. O maior desafio foi montar o quebra-cabeça para juntar fotógrafos, estilistas e convidados, que tinham que ter o mesmo tipo de pensamento defendido ali.

    “Universo Criativo – Projeto Brasil 02” ©Gabriel Colombara

    “A sensação é de você estar entrando no pensamento do outro”, diz Graça Cabral, Diretora de Parcerias Estratégias da Luminosidade, e uma das responsáveis pela criação do projeto. “É para se sentir saindo do habitual, perder-se a noção do tempo e do espaço, pois a exposição é solta e flutuante”, conta.

    Sim, é isso. Para visitar o espaço há apenas duas opções: ou se visita com tempo ou se visita várias vezes. É um labirinto de palavras soltas no ar que te chamam a atenção e te fazem parar para ouvir um depoimento, uma roupa que te prende os olhos ou uma fotografia que salta a sua frente; uma experiência, acima de tudo, sensorial.

    Depois que acabar o SPFW a exposição “Universo Criativo- Projeto Brasil 02” continuará na Bienal para visitação do público até o dia 10 de fevereiro, com entrada gratuita, dando continuidade ao conteúdo cultural do evento.

    + Veja imagens do making of da exposição “Universo Criativo- Projeto Brasil 02”:

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!