“A Árvore da Vida”, de Terrence Malick, vencedor da Palma de Ouro 2011 ©Divulgação
Com a sinopse oficial descrevendo o filme como “uma história impressionista sobre uma família do centro-oeste nos anos 1950”, não é de se admirar que o novo trabalho do diretor Terrence Malick (“O Novo Mundo”; “Cinzas no Paraíso”), tenha dividido a opinião do público durante o Festival de Cannes; ao fim de sua primeira exibição, a plateia reagiu tanto com vaias quanto com aplausos.
A impressão que temos de “A Árvore da Vida”, então, é a de que trata-se de uma obra do tipo “ame ou odeie” – e, no último dia de Cannes, foi divulgado que, para os jurados do festival, o que valeu foi a primeira opção: o filme levou a Palma de Ouro, o principal prêmio do evento.
Estrelado por Brad Pitt e Sean Penn, “A Árvore da Vida” é o primeiro longa de Malick em seis anos e acompanha Jack, o mais velho de três irmãos, desde sua infância até os seus anos adultos (nessa fase, interpretado por Penn), passando por sua complicada relação com o pai (Pitt). Veja o trailer oficial:
Uma curiosidade é que a ideia para o filme surgiu há quase 30 anos, quando Malick terminou “Cinzas no Paraíso”. Informações sobre o conceito original da obra, porém, são desconhecidas, já que o diretor é absolutamente avesso a entrevistas. Durante o Festival de Cannes, por exemplo, ele não participou da coletiva de imprensa alegando “timidez”, e não recebeu pessoalmente a Palma de Ouro – em vez disso, foi representado pelos produtores do filme.
Mesmo o site oficial da obra não oferece uma sinopse muito direta: dividido em duas seções, “The Mother’s Way” e “The Father’s Way”, a página se resume a uma série de vídeos curtos, de 6 segundos, com cenas do longa – e sem som, só a música do site (confira aqui).
“A Árvore da Vida” tem previsão de estreia no Brasil para o dia 3 de junho; enquanto isso, veja algumas imagens do filme na galeria abaixo.