FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Virtual ou Real? O debate sobre os desfiles online volta com força
    Virtual ou Real? O debate sobre os desfiles online volta com força
    POR Redação

    Imagem de desfile feita a partir da tela do computador ©Rogério Cavalcanti

    A discussão sobre a utilização da internet como ferramenta para a promoção de desfiles não é exatamente nova, mas a cada notícia a respeito de designers que abdicam das passarelas físicas para investir em plataformas virtuais a temática retorna às manchetes. Recentemente a KCD, agência internacional de relações públicas vinculada à moda, anunciou a organização de um novo tipo de apresentação online que acontecerá na próxima temporada francesa, quando os convidados receberão uma senha e os estilistas que optarem por esta forma de apresentação exibirão todos os itens da coleção, incluindo as peças que ficaram de fora do show virtual. Os participantes dessa iniciativa da KCD em Paris ainda não foram anunciados, no entanto, a estreia do estilista Prabal Gurung a frente da marca ICB será feita digitalmente em Nova York.

    Pre-Fall 2012 de Prabal Gurung, que estreará como designer da ICB em desfile online ©Reprodução

    O anúncio da KCD reavivou os ânimos dos mais diversos profissionais que integram a indústria da moda, alguns dos quais não conseguem conceber tal mercado sem os desfiles “reais”. Para o presidente da KCD, Ed Filipowski, a proposta da agência é “oferecer uma terapia fashion”: “Eu tive seriamente que bancar o terapeuta para muitos editores ao longo dos anos porque há muito para ver, muitos lugares para ir e muitos compromissos. Existia uma necessidade de algum alívio e, espero, isso será o resultado criativo da questão”.

    Os estilistas, que teoricamente formam o grupo mais interessado na questão, pouco se manifestam já que parece lugar comum o fato de dificilmente os desfiles online substituírem as clássicas apresentações físicas. O designer inglês Paul Smith mostrou-se favorável à iniciativa virtual, mas simultaneamente acredita que essa não eliminará a tradição: “Outro dia eu estava conversando com um ator e sua esposa – eles tinham ido ao Louvre e estavam horrorizados com o fato de que eram os únicos a realmente estar apreciando as obras de arte. Todos os demais estavam tirando fotografias. É o mesmo com os shows de rock: todos estão gravando e fotografando com seus celulares em vez de assistir e escutar”.

    Irrefutavelmente os desfiles online constituem uma forma vantajosa e mais barata, o que beneficiaria estilistas iniciantes e marcas com espírito mais jovem, além de possibilitar uma maior interação com os entusiastas da moda que não têm acesso às grandes apresentações e backstages internacionais. A provável aproximação com o consumidor, no entanto, não significa a necessidade de optar-se por apenas uma das plataformas. É algo quase óbvio que as marcas com maior poder aquisitivo seguirão os dois caminhos, como já acontece com a Burberry, eleita a grife que melhor se comunica através das redes sociais. Já para os designers em ascensão, ou mesmo aqueles que ainda estão no plano das ideias, a internet é um veículo precioso de mostrar-se ao mundo. Por que é tão difícil aceitar que os dois caminhos são convergentes?

    Não deixe de ver
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    FFW