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    WGSN exclusivo: as novas formas do tricô
    WGSN exclusivo: as novas formas do tricô
    POR Redação

    A liberdade de um tempo se reflete na moda da época. Um ótimo exemplo dessa relação é a contínua exploração das silhuetas esculturais do tricô, técnica têxtil que, quando inflada, moldada ou acolchoada, ganha formas totalmente novas e absolutamente inspiracionais.

    A primeira, que já apareceu no corpo de Carol Trentini, é bem abstrata: sobre balões de ar, as peças de estilistas como Phillip Toledano e LucyandBart exploram o paralelo entre moda, arquitetura e anatomia de uma maneira estranha e futurista.

    wgsn-trico-01Peças de LucyandBart (e) e Phillip Toledano /WGSN/Reprodução

    Já a artista e designer Daniera Ter Haar preferiu dar atenção ao tecido e sua experiência sensorial: através de pregas, estufamentos e encolhimentos, ela reproduz à sua maneira as membranas esponjosas que compõe o corpo humano. As palavras aqui são toques, texturas.

    wgsn-trico-02Tecidos de Daniera ter Haar /WGSN/Reprodução

    A designer Louise Goldin, que fez um estágio pra lá de útil com a brasileira Terezinha Santos_ a estilista da Patachou _, é fã das chamadas morfoestruturas corporais: em sua coleção de Verão 2009, ela usou um tricô especial médico para criar formas exoesqueletais, colocadas sob transparências no desfile, que criam um fantástico efeito estrutural.

    wgsn-trico-03Louise Goldin Verão 2009 /WGSN/Reprodução

    O acolchoamento também tem seus extremos quando usado em grande escala: é o caso de Kye Avomt Lin e sua musculatura fake e do colete gigante  de Vilsbøl de Arce — aqui, os estereótipos de masculino e feminino não tem vez.

    wgsn-trico-04Kye Avomt Lin (e), Vilsbøl de Arce /WGSN/Reprodução

    Outro extremo é bem mais delicado: esvaziar o volume exagerando, dando uma impressão de leveza quase etérea, principalmente quando  usado nos tons pastel escolhidos por Anna Zwick.

    wgsn-trico-05Os volumes leves de Heidi Wikar (e) e Anna Zwick /WGSN/Reprodução

    Há também os tricôs articulados, que mais parecem origamis de tão delicados: estruturalmente técnicos, leves e um pouco transparentes, as peças de Tang Mei Yan exemplificam bem o que o buerau WGSN chama de “estruturas colapsantes”.

    wgsn-trico-06As peças de Tang Mei Yan /WGSN/Reprodução

    Ilze Pilina articula o tricô de outra maneira: as peças são desconstruídas e construídas novamente utilizando técnicas experimentais de costura que criam volumes diferentes, e silhuetas quase alienígenas. Lady GaGa aprova.

    wgsn-trico-07Ilze Pilina e seus tricôs estruturais /WGSN/Reprodução

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