FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Wim Wenders mistura 3D, dança e cinema em filme sobre Pina Bausch
    Wim Wenders mistura 3D, dança e cinema em filme sobre Pina Bausch
    POR Redação

    Existe arte em 3D? Wim Wenders _diretor de “Paris, Texas” e um dos mais importantes do cinema contemporâneo_ levanta a questão com “Pina”, um documentário sobre a coreógrafa alemã Pina Bausch, fundadora da academia Tanztheater Wuppertal e que faleceu em 2009. O longa-metragem estreou na última semana no Berlinale, o Festival Internacional de Cinema de Berlim.

    A contrário de “Avatar” e “Alice No País Das Maravilhas”, Wenders usa o recurso 3D como um aliado estético, e não para simular imersão no espectador. No trailer, percebe-se a sensação de profundidade da cena e de nitidez do objeto em foco, dando uma aparência moderna e vívida ao filme.

    “[O diretor] captura o trabalho de Bausch com graça e segurança, espelhando sua modernidade de forma surpreendente e com uso idiossincrático do 3D”, conta o site Hollywood Reporter. Com 103 minutos de duração, ele mistura registros de espetáculos (“Kontakthof”, “Café Muller” e “Sacré du Printemps, do final dos anos 1970, e “Vollmond”, de 2006), com imagens de ensaios e bastidores.

    pinacoladaWim Wenders e sua equipe de 3D durante as gravações de “Pina” ©Reprodução

    Outro ponto forte do documentário é o figurino do filme, assinado por Rolf Borzik nos registros que vão até 1980, e Marion Cito, dançarina ela mesma e que assumiu o departamento de moda à convite de pina.

    A intimidade de Pina, no entanto, é reservada; o foco está nos 35 anos de trabalho em cima da dança, dos gestos e movimentos criados por Bausch. Pouco é revelado, mesmo durante entrevistas com dançarinos que trabalharam com ela _e a descrevem como uma guru zen e distante, que pouco fala além de conselhos como “Dance, ou estaremos perdidos”. Talvez seja verdade.

    Ainda não há data de estreia nos cinemas brasileiros.

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!