22.01.2021 / Moda / por Camila Yahn
Y/Project: como a marca se mantém entre as mais relevantes da moda hoje

kim kardashian com sandália da marca


a bota de cano largo, um dos hits




Y/Project 2021 / Reprodução





A Y/Project é uma das marcas que diminuiu o ritmo de suas coleções e a quantidade de desfiles anuais. A crise do Covid-19 teve impacto na decisão, mas não foi o único fator levado em consideração. Junto com a pausa para reflexão induzida pela pandemia sobre a evolução da indústria da moda e da própria empresa, a marca também teve que levar em conta o fato de que o diretor criativo Glenn Martens agora divide seu tempo como diretor de criação da Diesel, posto que assumiu no fim do ano passado.
Veja a coleção de verão 21 da Y/Project
O começo de tudo
Glenn tem feito trabalho elogiado na Y/Project e tornou-se um dos criativos de moda mais comentados no circuito internacional. Quando ele assumiu o cargo de diretor criativo da Y/Project, ele pegou uma marca em uma fase de transição, talvez um dos mais difíceis que uma equipe tem que enfrentar: a morte de seu fundador. O estilista e designer Yohan Sarfaty (o Y da Y-Project) havia fundado a marca em 2011, mas faleceu de câncer dois anos mais tarde. “Não existe uma maneira ideal de assumir o controle de uma empresa que está de luto”, lembrou Martens ao Now Fashion na ocasião. “Por respeito a Yohan, decidi fazer uma transição lenta, criando a primeira coleção diretamente de seu mundo e ir inserindo pouco a pouco, em um lapso de 2 anos, a minha estética”. A Y/Project, como conhecemos hoje, tomou forma com a coleção feminina do inverno 2016 – foi também quando a marca começou a crescer em termos de negócio.
Hoje, a Y/Project é uma das mais prestigiadas no cenário global com coleções que equilibram conceito e criatividade com o comercial, criando peças de impacto e que causam desejo. Glenn mistura cultura pop e jovem à referências históricas, o que rendeu a ele e à marca diversas conquistas: a marca foi finalista do prêmio LVMH em 2016, venceu o ANDAM Award em 2017, veste celebridades como Rihanna, Chloé Sevigny e Gigi Hadid e tem hoje mais de 150 pontos de venda espalhados pelo mundo.
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Hype & negócios
Martens é belga e se formou em design de interiores. Ele estudou na Royal Academy of Fine Arts, na Antuérpia, escola que revelou ao mundo nomes como Martin Margiela e Raf Simons. “Cheguei lá com um portfólio cheio de cadeiras e cozinhas”, contou ao Business of Fashion. “Não tinha ideia de quem era Karl Lagerfeld ou Alexander McQueen”. Com 37 anos, Glenn Martens é parte de uma geração que tem conseguido criar o hype e prosperar enquanto negócio, ao lado de Jacquemus e Marine Serre.
Y/Project 2021 / Reprodução
Guiando a Y/Project através de uma estratégia bem planejada e que respeita o tempo certo para as coisas acontecerem, Glenn se mantém como um dos nomes mais inovadores de sua geração justamente porque as coleções que cria encontram um espaço e um lugar no agora. “As roupas são relevantes se as pessoas que as possuem estão felizes com elas. No Natal, dei à minha avó um casaco Y/Project, que ela usa e adora. Quando as roupas não estão conectadas a gênero e idade e ainda funcionam, a moda se faz relevante”.
A Y/Project apresenta sua coleção de inverno 21 neste domingo as 12h (horário de Brasília) e você assiste ao vivo aqui no FFW.